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PUBLICAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Saiu nova edição da revista Benjamin Constant
O dossiê Estudos sobre educação matemática e deficiência visual - parte I, aborda as interseções entre a matemática e a deficiência visual, destacando perspectivas inovadoras, descobertas e práticas pedagógicas inclusivas. A obra apresenta novas perspectivas, soluções criativas e pesquisas pioneiras. "Esperamos que esse dossiê inspire educadores, pesquisadores e profissionais da área a explorar novas abordagens, aprimorar suas práticas e, acima de tudo, a valorizar as potencialidades de cada aluno", explica a comissão editorial da BC.
A promessa é não esgotar o assunto na edição 66 e no número seguinte cotinuar o mergulho em novas perspectivas, soluções criativas, pesquisas pioneiras e como a soma de diferentes abordagens aprimoram as práticas ne ensino e aprendizagem da Matemática para os alunos com deficiência visual. O foco presente no empoderamento de indivíduos, pelo acesso à educação matemática de qualidade, o fomento à reflexão e ao diálogo sobre a importância da inclusão nas salas de aula, é a confiança dos editores para inspirar educadores, pesquisadores e profissionais da área no desenvolvimento de suas ações e no interesse em divulgar seus estudos e suas experiências que também valorizaram as potencialidades de cada aluno.
A partir deste número, a Benjamin Constant traz uma novidade: todas as imagens dos artigos apresentam audiodescrição no formato de texto alternativo no arquivo pdf.
A publicação está acessível através do link: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/issue/current
- Incluir não é apenas estar dentro, é participar - A interação cego-vidente e a percepção de professoras da resolução de problemas combinatórios
- Reflexões Sobre um Material Manipulável Destinado ao Ensino de Média Aritmética para Estudantes Cegos
- O ensino de Matemática para pessoas com deficiência visual - Algumas reflexões sobre/no Atendimento Educacional Especializado
- Desvendando formas para todos - Aprendendo geometria em uma sala de aula inclusiva
- Narrativas docentes sobre o ensino de Matemática a estudantes com deficiência visual em contexto remoto
- Adaptações de Jogos Matemáticos no Ensino Superior para Estudantes com Deficiência Visual
- Planta Baixa Adaptada - Propostas dos Acadêmicos da Licenciatura em Matemática a Distância
- Uma revisão sistemática da literatura internacional - Gráficos estatísticos e estudantes cegos
- Diretrizes para a produção de material pedagógico para a estimulação visual de crianças com baixa visão com faixa etária compreendida entre zero e três anos e onze meses
- Audiodescrição no ensino da Língua Brasileira de Sinais para uma pessoa com baixa visão: uma experiência docente a serviço da educação inclusiva
- O menino e o mundo: ensino de Geografia e educação inclusiva para alunos com deficiência visual