Notícias
Online
Revista Benjamin Constant lança dossiê temático
Composto por seis contribuições inéditas, o dossiê foi organizado pelos professores Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (Ufscar) e Ailton Barcelos da Costa (Ufscar). Conheça os temas e autores:
“O impacto da pandemia do COVID-19 no cotidiano de pessoas com deficiência visual”, de Ailton Barcelos da Costa, Alessandra Daniele Messali Picharillo, Nassim Chamel Elias
“A atenção compartilhada em crianças pequenas com deficiência visual - Uma revisão sistemática”, de Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
“Conhecendo o número - um estudo sobre o uso de Tecnologia Assistiva e materiais adaptados por estudantes cegos e/ou baixa visão”, de Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller
“Oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela mãe vidente em interação com sua criança cega durante a alimentação”, de Milena Gandolfine, Alessandra Corne Canosa, Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
“(Re)Construindo o espaço escolar - Um relato de experiência sobre a inclusão de uma criança cega”, de Giulia Gomes da Silva
“Avaliação do desenvolvimento de crianças com baixa visão - Adaptação preliminar do Inventário Portage Operacionalizado”, de Cassiana Saraiva Quintão , Ana Lúcia Rossito Aiello, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
Além do dossiê, quatro artigos com tema livre também estão disponíveis:
“Estado da arte sobre o ensino de ciências para estudantes com deficiência visual no cenário brasileiro”, de Taise Zaleski, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Cristina Lúcia Sant'Anna Costa Ayub
“Mapeamento sobre Orientação e Mobilidade em periódicos nacionais na área de Educação Especial”, de Regina Kátia Cerqueira Ribeiro, Thiago Parreira Sardenberg Soares, Vanessa Rocha Zardini Nakajima, Lisânia Cardoso Tederixe, Adávia Fernanda Corrêa Dias da Silva, Fernanda Codeço Ferreira Monteiro
“Professores(as) com deficiência visual na prática docente - O que revelam as pesquisas?”, de Linda Carter Souza da Silva, Luzia Guacira dos Santos Silva
“Análise da imagem corporal e prática de atividade física de pessoas com deficiência visual em Teresina – PI”, de Suyanne de Aquino Melo, Renata da Costa Silva, Mara Jordana Magalhães Costa, Marcela Araujo Sá Nogueira
Para conferir a edição completa, acesse o site da revista em: revista.ibc.gov.br.
E atenção: até o dia 28 de fevereiro é possível enviar contribuições para o próximo dossiê temático da revista: No papel e na tela: os processos de leitura e escrita de e para pessoas com deficiência visual, organizado pela professora Fabiana Alvarenga Rangel (IBC) e com previsão de publicação para abril de 2022.