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Revista Benjamin Constant abre chamada de originais para dossiê temático
Arte com fundo em tom verde, na borda esquerda, o desenho de uma coluna jônica da cor cinza, semelhante à da fachada principal do IBC; no canto direito superior, a logo do IBC; abaixo, em letras cinzas lê-se: “revista Benjamin Constant, o periódico científico do Instituto Benjamin Constant (IBC) - www.revista.ibc.gov.br” e, destacado: “chamada de originais para dossiê temático”.
Sob a coordenação dos editores convidados Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (UFSCar) e Ailton Barcelos da Costa (UFSCar), o dossiê temático da revista dará ênfase às pesquisas sobre práticas de promoção do desenvolvimento e os processos decorrentes, vivenciados pelas crianças com cegueira ou baixa visão e pelos educadores (pais, professores, profissionais de diversas áreas) que convivem com elas.
Os editores da publicação explicam que o dossiê abordará os resultados de pesquisa sobre as práticas educativas que favorecem a busca de autonomia, que pode ser alcançada nas atividades da vida diária tanto quanto no domínio de competências escolares, como conceitos matemáticos ou aprendizagem inicial do Sistema Braille.
Serão destacados ainda os estudos que tradicionalmente eram realizados com crianças videntes e que, atualmente, investigam os processos de representação das crianças com deficiência visual e de pré-requisito da comunicação entre elas e os coetâneos ou adultos videntes.
As submissões seguem até dia 15 de outubro pelo site da revista.
A Benjamin Constant mantém permanentemente aberta a submissão geral de originais nas temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira.