Notícias
AFINIDADES
Representantes do Instituto Perkins visitam IBC
Participaram da visita a diretora do Perkins Internacional para América Latina e Caribe, Glória Rodriguez Gil; a representante do Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Rago e a gerente de projetos para América Latina e Caribe Perkins, Adriana Ramírez. A programação teve início com uma apresentação do Perkins para os alunos do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual.
Glória Gil falou sobre a origem da instituição americana, fundada em 1829, em Boston (Massachusetts) e que tem atuação em diversos países ao redor do mundo. Atualmente, desenvolve, entre outros projetos, um programa modelo com escolas públicas do Brasil (São Paulo, Palmas e Macapá), México e Argentina.
A diretora do Perkins Internacional para América Latina e Caribe destacou as afinidades entre a Perkins e o Instituto Benjamin Constant, ambas escolas-modelo na educação de crianças com deficiência visual e multissensorial. “É muito emocionante estar no IBC e constatar que essas instituições estão perdurando tanto tempo. Precisamos reconhecer que tudo isso é fruto do esforço de muitas pessoas. Vocês estão de parabéns por dar visibilidade a uma causa tão importante”, afirmou.
Além do professor Ivan Finamore, recentemente formado no Programa de Liderança Educacional do Perkins School for the Blind, outras duas professoras do IBC (Márcia Noronha de Mello e Flavia Daniela Moreira) participam de um projeto com a instituição americana. “O Grupo de Trabalho Sentidos Brasil-Perkins atua junto a líderes de diferentes setores da sociedade, desenvolvendo ações em prol da qualidade de vida e de educação de surdocegos e com múltiplas deficiências”, explicou a representante da Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Rago.
Programação - O grupo visitou salas de educação básica, infantil e estimulação precoce; conheceu a sala de música, de massoterapia e o ateliê de cerâmica, acompanhados pelo diretor do DED, Luigi Amorim, que ainda mostrou a sala de maquetes e monumentos históricos da cidade do Rio de Janeiro e a exposição "A célula ao alcance da mão". Em seguida, as convidadas percorreram as instalações do serviço de saúde e da reabilitação – passaram pelo centro cirúrgico, pelas salas de fisioterapia e terapia ocupacional – guiadas pela diretora substituta do DMR, Márcia Lins Abade. Depois, prosseguiram para as instalações do DTE, onde o diretor Jefferson Gomes de Moura apresentou os materiais especializados produzidos pela Imprensa Braille.
Para João Ricardo, a visita só reforçou o laço entre as duas instituições. “Conhecemos as instalações do Perkins, em maio, e agora poder apresentar o IBC é uma grande satisfação. Somos entidades pioneiras e pretendemos estreitar as parcerias para que possamos cada vez mais oferecer o melhor aos nossos alunos, suas famílias e profissionais do Instituto”, ressaltou o diretor-geral.
Assessora do MEC - Na última quarta-feira (8/6), o IBC também recebeu a visita da assessora especial do ministro da Educação, Profa. Inez Augusto Borges. Recebida pelo diretor-geral João Ricardo Melo Figueiredo, ela conheceu as instalações da Instituição.