Notícias
COOPERAÇÃO
Representantes do DMR e DED realizam visitas institucionais
Na foto do gabinete da Cecierj, perfilados a partir da esquerda: Camila Benevides (Cederj); Jorge Fiore (atua na EaD do IBC), Gerson Oliveira Junior (Cederj); Marcelo Chilingue (IBC); Luciana Perdigão (Cederj) e Arlindo Carvalho Junior (IBC). As funções institucionais estão no corpo da notícia.
No dia 9 de fevereiro, o diretor do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) e o diretor do Departamento de Educação (DED), respectivamente, professores Marcelo Bustamante Chilingue e Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, estiveram reunidos com representantes do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Os diretores foram recebidos pelo vice-presidente de Educação Superior a Distância, professor Gerson Oliveira dos Santos Junior, acompanhado pela diretora de Extensão, Camila Benevides Delfino da Silva, e pela responsável pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Luciana Perdigão.
Na pauta, possibilidades de cooperação técnica entre as instituições, com a futura inclusão do IBC no Consórcio Cederj. Criado com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito na modalidade educação a distância (EaD), o Consórcio reúne o governo do estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, participam CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO, IFRJ e IFF.
Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) também foram visitados por representantes do IBC. No dia 16 de fevereiro, o diretor do DMR e a coordenadora do Centro de Estudos em Baixa Visão, Cristiane Vales Maciel (terceira à esquerda, vestindo azul marinho, na foto abaixo), foram recebidos pelo diretor do CEJA, Sidney Borges de Souza (último à direita, camisa branca, na foto abaixo). Depois de conhecerem a atual estrutura do CEJA Central do Brasil, avaliariam a possibilidade de reestabelecer parcerias entre as instituições.
Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) são escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Já no final do mês de fevereiro, o diretor do DMR, professor Marcelo Bustamante Chilingue, esteve na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde foi recebido pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, professora Clícia Grativol (na foto acima). Representantes das duas instituições conversaram sobre a possibilidade de parcerias e cooperação técnica, já que a UENF está reformulando sua política de acessibilidade e inclusão dos alunos com deficiência.