Notícias
CULTURA
Reflexão sobre escravidão é tema de espetáculo
Card fundo palco teatral com coxia aberta. Na lateral direita, imagem de correntes quebrando. Em letras cinzas, "Instituto Benjamin Constant, Peça, A desmontagem da escravidão, 27 de agosto de 2024, 11h, no Teatro Benjamin Constant, www.gov.br/ibc".
Resgatar a potência da resistência quilombola, a magia da ancestralidade, transformar a história e empoderar a população da zona oeste e das favelas. Esses são os objetivos da peça, idealizada e produzida por Paulo Mileno – que também está no palco, ao lado da atriz Aisha Jambo. O espetáculo, com audiodescrição, é aberto a toda a comunidade do IBC – alunos, professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, mães e responsáveis.
“A Desmontagem da Escravidão” propõe uma reflexão sobre o passado do continente africano e a resistência negra organizada em Quilombos, tanto na África quanto nas Américas. O projeto foi contemplado no Edital “Fazendo Arte RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e serão realizadas apresentações em escolas estaduais, unidades socioeducativas, ONGs e bibliotecas públicas. Conta ainda com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Governo Federal.