Notícias
FÉRIAS
Que tal aproveitar o seu tempo livre... conhecendo prédios históricos na Urca?
Audiodescrição: Card com imagem de um deck de madeira em frente ao mar, um óculos de sol com armação vermelha, uma estrela do mar e um par de chinelos azuis. Sobreposto à imagem, texto "Instituto Benjamin Constant, Dica de Férias, Que tal aproveitar o seu tempo livre... conhecendo prédios históricos na Urca?
Quem estuda ou frequenta o IBC sabe que nem só de Pão de Açúcar se restringe o bairro da Urca. Na região, é possível usufruir da natureza – praias e trilhas – e ampliar o conhecimento, visitando prédios históricos.
Vizinho ao Instituto Benjamin Constant, por exemplo, está situado o Museu de Ciências da Terra (MCTer). Fundado, em 1907, o prédio preserva não apenas sua estrutura arquitetônica, mas também um dos acervos mais ricos da América Latina sobre a geologia e a história da vida na Terra. Mais de 10 mil amostras de minerais, 12 mil rochas, 185 mil fósseis catalogados e uma biblioteca com cerca de 100 mil volumes de publicações na área de geociências contam a história de 4,5 bilhões de anos da Terra.
O museu tem entrada gratuita e funciona de quarta a sábado, das 10 às 16 horas. Nos meses de janeiro e fevereiro, de quarta a sexta, nos horários de 10h30 e 14h30, são realizadas visitas guiadas. Mas, atenção: as vagas são limitadas, por ordem de chegada.
Endereço: Av. Pasteur, 404. Acesse o link e conheça mais sobre a história do MCTer
Bem pertinho do IBC também está a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Inaugurado em 1995, o espaço oferece exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, mostras de vídeos, publicações etc. Alunos de cursos de graduação da UFRJ e de outras universidades, além de voluntários, atuam como mediadores, promovendo o diálogo com os visitantes.
A proposta da Casa é promover a troca de experiências e o encontro entre arte, ciência e cultura. No momento, está em cartaz a exposição “Se liga, são elas na física”. Desenvolvida em parceria com o LADIF – Museu Interativo da Física da UFRJ, a exposição marca os 35 anos deste e os 10 anos de fundação do “Tem Menina no Circuito”, uma iniciativa para despertar em meninas o gosto pela ciência. A exposição conta com diversos experimentos interativos, atividades sobre Informação Quântica, Nanomagnetismo, Supercondutividade, Aceleradores de Partículas e outros temas.
A exposição “Se liga, são elas na física” tem entrada gratuita e fica em cartaz até 30 de junho. Horário de funcionamento da exposição: de terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Endereço: Rua Lauro Müller, 3. Acesse o link e conheça mais sobre a história da Casa da Ciência
Atravessando a ponte e seguindo pela mureta da Urca, se chega ao Museu Histórico da Fortaleza de São João. O acervo inclui armas, indumentárias, vários painéis ilustrativos e bandeiras históricas. Geralmente, a visita ao museu – instalado no antigo paiol de munição - é um complemento da visita à Fortaleza de São João. O local é área militar e o acesso precisa ser agendado com antecedência.
Além do valor histórico do museu, o forte está situado numa área de preservação ambiental, com belas vistas para o mar e para a Baía de Guanabara e onde é possível conferir a vegetação, pássaros e pequenos animais.
Visitas às sextas, sábados, domingos e feriados, às 9 e às 14 horas. O agendamento é realizado apenas por email: sitiohistorico.fsj@gmail.com
Que tal aproveitar o seu tempo livre... para acessar os livros falados do IBC?