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Eleição
Abertas as inscrições de candidatos ao cargo de diretor-geral do IBC
A minuta do documento, com 14 páginas, foi analisada minuciosamente ontem, em uma reunião que durou mais de sete horas. "Tivemos o cuidado de analisar cada contribuição trazida pelos representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes, a partir das consultas que eles fizeram entre seus pares. No geral, as contribuições foram excelentes. Acatamos muitas para esse pleito e outras já foram anotadas para serem adotadas nas próximas eleições, já que não haveria tempo para aproveitá-las para este processo", explicou a presidente da Comissão Eleitoral, a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Elise de Melo Borba Ferreira.
Segundo o diretor-geral do IBC e presidente do Conselho Diretor, João Ricardo, apesar das alterações incorporadas a partir da participação dos servidores, a sistemática de organização/realização da eleição é a mesma das eleições anteriores, todas aprovadas pela Advocacia-Geral da União. O diretor reconheceu, no entanto, que a luta para a inclusão do IBC na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica acabou atrasando o início do processo eleitoral, normalmente iniciado em setembro.
"Tudo indicava que iríamos conseguir a mudança institucional ainda este ano, uma vez que até o orçamento para a transformação do Instituto em autarquia já está aprovado e lutamos ao máximo para fecharmos o ano já com esta conquista. Se isso acontecesse, de acordo com a lei que criou os institutos federais, haveria uma transição de institucionalidade por meio de um mandato pró tempore", completou João Ricardo, que continua trabalhando para que 2022 termine com o IBC sendo a mais nova instituição da Rede Federal.
As normas
Os 10 capítulos do documento disciplinam todas as fases do processo eleitoral, dentre elas a fase de inscrições dos nomes dos servidores que irão concorrer ao cargo de diretor-geral, que começa hoje com a abertura do prazo para inscrição dos candidatos, conforme o cronograma abaixo.
- 16/11– Reunião do Conselho Diretor para aprovação das Normas Eleitorais para a escolha dos nomes que comporão a Lista Tríplice para a nomeação do Diretor-Geral do IBC;
- 17/11– Divulgação do processo de inscrição dos candidatos.
- 17/11 a 22/11 – Inscrição dos candidatos à eleição, via documento e processo eletrônico no SUAP.
- 23/11 – Homologação e divulgação das candidaturas pela Comissão Eleitoral.
- 24/11 - Divulgação da listagem preliminar dos eleitores.
- 24/11 – Reunião da Comissão com os candidatos, que poderão ser acompanhados, cada qual por um fiscal de campanha, para conhecimento das regras da campanha eleitoral, e sorteio dos respectivos números de candidatura (local e horário a ser definido com os candidatos).
- 24/11 – Entrega dos Planos de Trabalho, via SUAP e e-mail.
- 25/11 – Início da campanha eleitoral, conforme as regras estabelecidas, com a divulgação dos Planos de Trabalho pela Comissão Eleitoral.
- 25/11 – Divulgação do Formulário digital para envio de perguntas para o debate.
- 25/11 a 09/12 – Recebimento dos recursos sobre listagem dos eleitores.
- 6/12 – Reunião da Comissão Eleitoral com os candidatos para apresentação das regras do debate. Os candidatos poderão ser acompanhados por um fiscal de campanha (local e horário a ser definido com os candidatos).
- 6/12 –Término do prazo para envios de perguntas para o debate.
- 7/12 – Debate presencial entre os candidatos, aberto aos eleitores e aos pais/responsáveis, a partir de 13h30 no Teatro Benjamin Constant.
- 12/12 – Fim da campanha eleitoral e prazo final para envio de mensagens aos e-mails institucionais dos servidores.
- 12/12 – Divulgação da listagem oficial dos eleitores, após análise dos recursos.
- 13/12 – Eleição, com início às 8h e término às 17h. Local: Auditório Maestro Gurgulino de Souza (Sala 251).
- 13/12 – Apuração pública e divulgação dos resultados, a partir das 17h10
- 14/12 – Acolhimento de recursos, via SUAP.
- 16/12 – Resultado dos recursos analisados pela Comissão Eleitoral.
- 19/12 – Encaminhamento de ata com o resultado da eleição ao Conselho Diretor.
- 20/12 – Reunião do Conselho Diretor para homologação do resultado da eleição.
- 20/12 – Divulgação do resultado da eleição na página do IBC.