Notícias
SAÚDE
Nutrição explica a boa alimentação e orienta os responsáveis
![Ação de Educação Nutricional](https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/nutricao-explica-a-boa-alimentacao-e-orienta-os-responsaveis/acao-educacao-nutricional_plateia_169-anos.jpeg/@@images/d5e7dfe9-38d6-49e2-8f6c-494b11d7c9e5.jpeg)
Na foto no Auditório Maestro Gurgulino, na plateia do evento de ação educativa de nutrição, Gleiciane e Ariana participam dos debates.
O evento educativo começou com a apresentação das normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o que estabelece o Guia Alimentar para as escolas. Estes instrumentos recomendam o consumo de alimentos que sejam o menos processado possível, ou seja, com menor adição de elementos industrializados no seu preparo, coloração, conservação, envasamento etc. Alguns alimentos classificados como ultraprocessados chegam a ser proibidos nas escolas, tais como: refrigerantes, balas e similares, biscoitos recheados, maionese e cereais com adição de açúcar.
O objetivo das normativas é oferecer à comunidade escolar uma alimentação que conduza o aluno a uma educação alimentar que afaste os jovens das dietas abundantes em gorduras e açucares, ao mesmo tempo que incentiva o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados; essa foi a lição da nutricionista Paula e sua equipe de estagiários.
Outras atitudes também foram ressaltadas, como beber bastante água, evitar o sal no tempero e os óleos na confecção das refeições. Da plateia, a Ariana apoiou as sugestões das nutricionistas e reforçou que “é questão de costume deixar de lado os alimentos que não fazem bem ao organismo”, comentou.
Já outra ouvinte se identificou com o alerta das nutricionistas para não usar um alimento saboroso, porém nada saudável, como item de barganha com um filho, pois assim, cada vez mais, estará valorizando os alimentos ultraprocessados. Dicas diversas foram trocadas na manhã de hoje (22/9), no Auditório Maestro Gurgulino, na ação que contou com a visita do diretor-geral Mauro Conceição, que aparece na foto abaixo interagindo com a equipe da nutrição (na sequência partindo da esquerda: a nutricionista Paula Soares; os estagiários Daniele Pires, José Guilherme Santos e Beatriz Lopes; e o diretor Mauro), antes do início das atividades.