Notícias
ACESSIBILIDADE
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação anuncia parceria com IBC
Ministra Luciana Santos, durante abertura do seminário ( Luara Baggi/ASCOM/MCTI)
Na abertura do evento, que teve início nesta quarta-feira (10/7) e prossegue até amanhã, em Brasília, a titular do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou a implantação do primeiro Centro de Acesso e Pesquisa em Tecnologia Assistiva (Capta) no Instituto Benjamin Constant. “O MCTI investirá 1 milhão de reais nesse primeiro de outros 26 centros que serão inaugurados em todo o Brasil”, explicou Luciana Santos.
Para o diretor-geral, a parceria consolida o IBC como referência em acessibilidade. “A implantação do Capta no Instituto Benjamin Constant confirma também nossa vocação como produtores de ciência e tecnologia”, ressaltou.
Mauro Conceição participa, amanhã, do painel “Centro de Acesso e Pesquisa em Tecnologia Assistiva (Capta) e sua Integração com o Sisassistiva”, com mediação de Sônia da Costa. A mesa contará ainda com a presença de Flávio Pereira dos Santos, secretário da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal; Antônio José Ferreira, diretor do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e coordenador nacional do Novo Viver Sem Limite; e Milton Pereira de Carvalho Filho, coordenador-geral de Tecnologia Assistiva.
Representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de universidades também fazem parte da programação do Seminário Marco Zero SisAssistiva (Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva). O evento tem como objetivo promover uma série de debates sobre as estratégias e metodologias que guiarão o desenvolvimento e a implementação das iniciativas assistivas para a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Durante o seminário, serão apresentados os projetos aprovados e contratados no âmbito da Chamada Finep SisAssistiva 2022, que se constitui como uma das principais entregas do MCTI ao Plano “Novo Viver sem Limite” do Governo Federal. No encerramento, serão assinados os Termos de Adesão ao SisAssistiva-MCTI, que, posteriormente, serão publicados em formato de Portaria da SEDES/MCTI.