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Mesas-redondas e rodas de conversa foram destaque da programação do quarto dia de atividades
A programação do último dia do CONIN, nesta quinta-feira (10/11), foi intensa. Pela manhã, ciclo de mesas-redondas:
Comunicação alternativa e comunicação social háptica: favorecendo pessoas com necessidades complexas de comunicação, com os palestrantes Elaine Gomes Vilela (UMESP), Flávia Daniela dos Santos Moreira (IBC), Shirley Rodrigues Maia (AHIMSA) e mediação de Márcia Noronha de Mello (IBC);
Durante a pandemia de covid-19, com os palestrantes Daniele Sales Ramos Lopes (Fundação Dorina Nowill), Jennifer do Nascimento Pedrero (Fundação Dorina Nowill), Karina Zuniga Vielmas (Fundação Dorina Nowill), Thaís Barreto Pereira (Fundação Dorina Nowill) e mediação de Eliana Cunha Lima (Fundação Dorina Nowill);
Patrimônio cultural na ponta dos dedos: proposta pedagógica de materiais didáticos inclusivos, com os palestrantes, com os palestrantes Eliana Paula Calegari (IBC), Luciana Bernardinello (IBC), Luiz Antônio Ferreira das Neves (IBC), Maria da Glória Souza Almeida (IBC) e mediação de Glauce Mara Gabry de Freitas Arder (IBC);
Práticas de ensino de geografia para pessoas cegas ou com baixa visão, com os palestrantes André Luiz Bezerra da Silva (IBC), Bruno Mendes Mesquita (IBC), Luciana Maria Santos de Arruda (IBC), Robson Lopes de Freitas Junior (IBC) e mediação de Fernando da Costa Ferreira (IBC).
Em seguida, foram apresentados os trabalhos selecionados pela comissão organizadora:
A produção e a aplicação de cartões de comunicação alternativa para alunos com deficiência múltipla, de Alzira Maira Perestrello Brando (IBC), André Gustavo Guedes de Araújo Barroso (IBC) e Esther de Sousa Ferreira Celso de Farias (IBC);
Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual, de Rodolfo de Almeida Lima Castro (Fiocruz), Sonia Regina Gomes da Rocha (IBC) e Thaís Ferreira Bigate (IBC);
Deficiência visual, educação e saúde coletiva: um relato de experiência na atenção básica em Parnamirim/RN, de Juliana Pinheiro Magro (ISD) e Larissa Guilherme Pessoa de Assis e Souza (ISD);
Ensino da arte para pessoas com deficiência visual sob a perspectiva dos docentes do Centro Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual/centro brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (CAP/CEBRAV) de Goiânia, de Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira (UFG), Edna Misseno Pires (UFG), Eliana Passos da Silveira (UFG), Jane Vieira dos Santos (UFG) e Michell Pedruzzi Mendes Araújo (UFG);
Estímulo composto como estratégia de ensino-aprendizagem teatral com jovens cegos, de Lucas de Almeida Pinheiro (UNICAMP);
Os olhares para uma tv acessível: o grupo focal no Instituto Benjamin Constant, de Kelly Scoralick (UFRJ);
“Somos mais que relatórios e estatísticas” acessibilizar cultural e a PCDV: desdocilizar os corpos exercendo nossos poderes despertos pelo consumo crítico, de Anatacha Sczesny Lochi (INES) e Chimenia Sczesny Lochi (IBC);
Alunos com deficiência visual e o atendimento educacional especializado em uma sala recursos multifuncionais: reflexões sobre processos de exclusão, de Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (UFMS) e Joyce Braga (UFMS);
O dia a dia nas universidades junto às pessoas com deficiência visual: a construção de um guia contra o capacitismo, de Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Fernanda Taschetto (UFSM) e Mônica Corrêa de Borba Barboza (UFSM),
No período da tarde, foram realizadas as rodas de conversa:
A Escola Especializada e a Medicalização da Infância sob uma Reflexão Crítica: Interfaces entre Escola, Família e Saúde, com Andréa Mazzaro Almeida da Silva Santos (IBC), Cláudia Carneiro da Cunha (UERJ), José Ferreira da Silva Júnior (IBC), Roberto Santoro Almeida (SPRJ) e Rossano Cabral Lima (UERJ);
Estratégias Multiprofissionais em Diálogo: Reflexões Profissionais em Prol da Autonomia das Pessoas com Dv e Múltiplas Deficiências, com Alessandra Oliveira (Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark), Érico Gurgel Amorim (UFRN), Flávia Daniela dos Santos Moreira (IBC), Lucélia Cardoso Cavalcante (Unifesspa), Ricardo Leão Ribeiro Wanzeller (IBC) e Sônia Regina Gomes da Rocha (IBC);
Leitura e Escrita em Braille e o Emprego de Tecnologias Digitais: Desbrailizar pra quê?, com Anna Keyla Gonçalves Barbosa (IBC), Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo (IBC), Fabiana Moura Arruda (IBC), Geni Pinto Abreu (IBC), Marcele Maria Ferreira Lopes (IBC), Paula Márcia Barbosa (IBC) e Viviane Sarone Cardoso dos Santos (IBC);
O Teatro como Ferramenta no Atendimento de Pessoas com Deficiência Visual, com Francine Fonteles da Silva (Instituto Corpo Tátil), Marcos Victor Meirelles dos Santos (Instituto Corpo Tátil), Marlíria Flávia Coelho da Cunha (IBC) e Tales da Cunha Santos (Instituto Corpo Tátil);
Práticas Pedagógicas para a Criança de 0 A 4 Anos com Deficiência Visual, com Gabrielle de Oliveira Camacho (IBC), Luciana Teixeira Bernardo (IBC), Márcia de Lourdes Carvalho de Oliveira (IBC) e Patrícia de Pinho Gonçalves (IBC);
Reflexões de Experiência Internacional em Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Múltipla em Contexto Latinoamericano, com Daniel Martínez Gámez (Secretaría de Educación de Sonora – México), Ivan Finamore Araújo (IBC) e Ornella Emilce Mutti (Escuela Helen Keller);
(Re)Pensando o Processo de Revisão de Textos em Braille no Brasil: Desafios e Perspectivas, com Héverton de Souza Bezerra da Silva (IBC), Maria Luzia do Livramento (IBC) e Rachel Maria Campos Menezes de Moraes (IBC);
Vozes da Formação de Professores: Deficiência Visual e Inclusão, com Bianca Della Líbera (IBC) e Elise de Melo Borba Ferreira (IBC) e Jeane Gameiro Miragaya (IBC).
Para ver ou rever as atividades do quarto dia do CONIN, acesse os links abaixo:
Mesa-redonda: Práticas de ensino de geografia para pessoas cegas ou com baixa visão
Sessão de apresentação de trabalhos (pôster)
Sessão de apresentação de trabalhos (comunicações orais)
Sessão de apresentação de trabalhos (comunicações orais com recursos educacionais)