Notícias
Professor Mauro Conceição assume cargo pelos próximos quatro anos
O documento foi assinado pelo ministro Camilo Santana, que fez questão de manter contato telefônico com o novo diretor-geral do IBC, desejando sucesso na gestão e reafirmando a parceria entre o MEC e o Instituto.
Primeiro na lista tríplice, Mauro Conceição obteve 37,87% dos votos, somando 128 votos. O novo diretor-geral possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; mestrado em História pela Universidade Severino Sombra; doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense. Mauro Conceição é professor do IBC desde 2013; tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Latina e História Contemporânea.
“Como servidor dessa casa há dez anos, conheço de perto os desafios que precisamos superar. Conto com o apoio de todos aqueles que fazem parte da comunidade do IBC para, juntos, construirmos uma instituição cada vez melhor”, afirmou.
Cumprindo uma das metas do programa de gestão, o diretor-geral anunciou a criação dos oito Grupos de Trabalho (GTs), que irão abordar os seguintes temas: transporte para alunos; 30 horas de trabalho e teletrabalho; restaurante: medidas para seu retorno; apresentação de demandas dos responsáveis dos alunos à instituição; alimentação/refeitório interno; convênios de utilização do espaço interno do IBC (estacionamento, piscina, ginásio etc); saúde: atendimentos, ensino/residência médico oftalmológica, assistência medicamentosa, exames; alojamento.
Os GTs deverão apresentar, a partir de fevereiro, e em até 90 dias, propostas, meios e procedimentos à imediata realização de medidas administrativas e escolares prioritárias. Nos próximos dias, será publicada a portaria com a formação de cada GT.
Outro ponto que merece destaque é a reunião do Conselho Diretor, que passa a ser aberta à comunidade – embora apenas os conselheiros tenham direito a votar. O calendário de reuniões e a pauta do próximo encontro será divulgada em breve.
“Essas iniciativas pretendem estimular a participação democrática e a transparência dos atos da gestão, assegurando a todos – técnicos, docentes, estudantes e responsáveis – o espaço e o direito de se expressar”, ressaltou o diretor-geral.
A solenidade que marca a posse do diretor-geral será realizada em março, em data a ser definida. O evento contará com a participação de toda a comunidade do IBC e na ocasião será apresentada a equipe da nova gestão.