Notícias
Mudar para crescer
MEC garante apoio à entrada do IBC na Rede Federal de Educação
A visita contou ainda com a presença do diretor de programa da Secretaria Executiva, João Carlos Gonçalves Barreto. Acompanhados pelo diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, os convidados percorreram todos os departamentos e receberam informações sobre as atividades neles desenvolvidas.
O percurso começou pelo parque gráfico da Imprensa Braille e os materiais didáticos especializados desenvolvidos, produzidos e distribuídos pelo Departamento Técnico-Especializado (DTE). Em seguida, os convidados conheceram as instalações do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), que abrigam o curso de mestrado profissional em educação na área da deficiência visual; depois, percorreram gabinete odontológico, consultórios médicos e centro cirúrgico do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR). Visitaram também o teatro, as salas de aula e a brinquedoteca, ligada ao Departamento de Educação (DED). Por fim, conheceram a sala de engenharia, onde foram informados sobre as principais obras de reforma que estão sendo realizadas no IBC, sob a coordenação do Departamento de Planejamento e Administração (DPA).
Os dois representantes do MEC ainda se reuniram com o diretor-geral do IBC e falaram da alegria em visitar o Instituto. “Fiquei muito impressionado com o trabalho desenvolvido pela Instituição — desde a produção de livros ao atendimento médico especializado, passando pela área pedagógica. Vocês estão de parabéns pelos serviços valiosos ofertados à sociedade”, destacou o secretário executivo adjunto.
Para o diretor-geral do IBC, o encontro foi mais uma oportunidade de estreitar os laços com o MEC. Durante a conversa, João Barreto afirmou que a previsão é de que o projeto de lei com a transformação do Instituto em autarquia e a inclusão na Rede Federal seja apresentado ainda nesse ano.
“Sempre tivemos um diálogo aberto e essa visita só reforça o relacionamento e as ações em conjunto para a reestruturação do IBC. Os elogios recebidos são um reconhecimento importante e que confirmam o nosso papel na sociedade como centro de referência para questões da deficiência visual, educando crianças e jovens, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitando pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão”, afirmou João Ricardo.