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PUBLICAÇÃO & ENTREVISTA
Lançado o 3º livro da seleção de originais da DPP
Arte com fundo cinza, com a imagem da capa do livro lançado: fundo rosa, tendo no topo, em letras brancas: Flávia Daniela dos Santos; PACT - Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial. Abaixo, um coração formado por peças de quebra-cabeça com imagens de brinquedos, figuras geométricas e outros lúdicos coloridos, além de uma mão adulta se comunicando tatilmente com uma mão infantil. Dividindo a arte com a capa, na metade direita, os dizeres: "Construindo pontes" e "os símbolos táteis como meio de acessar alunos com necessidades especiais de comunicação".
O livro “PACT – Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial ” é o terceiro de autoria de servidores do IBC, publicado por meio da submissão de originais de obras acadêmicas e técnico-científicas pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa ( DPP). Ele foi desenvolvido a partir das experiências da profª. Flávia com este público cada vez mais presente no IBC, onde atuou de 2005 a 2006 como professora temporária, até ingressar, por concurso público ao quadro de docentes da Instituição em 2013, dando aulas na educação infantil.
Na obra, a professora apresenta o conceito de comunicação alternativa tátil, contextualizando-a no cenário da produção científica nacional. A constatação da lacuna encontrada sobre o assunto no mundo acadêmico brasileiro a levou para a Texas School for the Blind and Visually Impaired (Escola do Texas para Cegos e Deficientes Visuais), na cidade de Austin (TEXAS-EUA). Lá, ela mergulhou no estudo dos símbolos táteis para, em seguida dar sua contribuição pessoal na área, na tese de doutorado, defendida no ano passado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O resultado do empenho foi uma tese que, além do caráter acadêmico, dá uma contribuição bastante prática para que a angústia de professores e profissionais que atuam na educação de crianças com múltiplas deficiências associadas à cegueira e baixa visão se transforme em um desafio bem sucedido de ensinar esses alunos. Flávia apresenta recursos, técnicas e estratégias para que a comunicação alternativa se transforme em uma modalidade comunicacional mais efetiva.
Poder compartilhar seus aprendizados nesta área com todos os que se propuserem a buscar formas de desenvolver a competência profissional de se comunicar com este público tão especial, é para a professora extremamente gratificante, daí a importância das publicações do IBC, instituição especializada na área. “Muitas vezes realizamos trabalhos de grande validade social, tanto para a instituição quanto para a sociedade, mas por falta de divulgação esses trabalhos ficavam só na sala de aula, diz Flávia, para quem iniciativas como essa valorizam as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos com os alunos (confira entrevista completa abaixo).
Para o responsável pela DPP, Luiz Paulo da Silva Braga, a rotina das publicações semestrais está dando muito certo, desde que iniciou, em 2019. Segundo ele, o maior indicador de que experiência está sendo bem sucedida é o aumento progressivo de originais submetidos a cada chamada. Se antes a DPP realizava um trabalho de mão única para ir atrás de livros para publicar, agora a demanda é da própria comunidade do IBC — professores e técnicos administrativos, que já chegam com seus originais querendo que sejam publicados.
“ Esta ação é importante também para que o Instituto alcance seus objetivos estratégicos de aumentar o número de livros publicados E isso é tão bom porque o IBC atua em tantas frentes, tem tantos trabalhos interessantes produzidos pelos colegas que podem passar despercebidos e as publicações servem para difundir todos esses conhecimentos”, conclui.
Entrevista: prof. Flávia Daniela dos Santos
1) O que significa, para você, ter uma obra escrita baseada no seu fazer como professora do IBC, sendo publicado pela própria Instituição?
R: Estou feliz com a publicação desse livro, que é fruto de uma pesquisa baseada em evidências sobre os benefícios dos recursos da comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial visual e habilidades de comunicação limitadas. Quando eu fui aprovada no doutorado da UERJ eu queria muito desenvolver uma pesquisa que eu pudesse utilizá-la aqui no IBC com meus alunos. Quando surgiu a oportunidade de ir à Texas School, fiquei muito feliz por ter encontrado recursos especificamente voltados para atender às necessidades de comunicação dos meus alunos. Agora, fico muito feliz de compartilhar esse trabalho com outros professores e profissionais e, quem sabe, incentivar a replicação desta pesquisa com outras crianças e em outros contextos.
1) Qual a importância dessa iniciativa da DPP de sistematizar a publicação de livros de autoria dos servidores do IBC para a produção acadêmica/científica da Instituição?
R : Muitas vezes realizamos trabalhos de grande validade social, tanto para a instituição quanto para a sociedade mas, por falta de divulgação, esses trabalhos ficavam só na sala de aula. Quando a DPP sistematizou a publicação de livros de autoria dos servidores do IBC, esses trabalhos ganharam a possibilidade de alcançar outros professores de dentro e fora da Instituição. Com essa iniciativa, a DPP valoriza tanto as pesquisas quanto os trabalhos que desenvolvemos para os nossos alunos. E, como sabemos, pesquisas baseadas em evidências sobre a deficiência múltipla sensorial visual e sobre os recursos táteis da comunicação alternativa, ainda são escassas em nossa literatura nacional.
2) Você já percebe o aumento do interesse dos colegas de submeterem originais para publicação pelo IBC?
R: Percebo sim um interesse dos colegas para publicar seus trabalhos pelo IBC, pois é um grande incentivo para compartilharmos nossos trabalhos e pesquisas com outros professores e profissionais.
3) Já está trabalhando em outro projeto que pode render um novo livro a ser publicado pela DPP?
R: Sim, tenho um projeto e grande interesse em publicá-lo novamente pelo IBC.
Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial (PACT) : acesse, dê o download e leia.