Notícias
ACESSIBILIDADE
Laboratório de Baixa Visão apresenta recursos
Na manhã desta terça-feira (19/9), alunos da educação básica e da reabilitação visitaram o Laboratório de Baixa Visão para conhecer equipamentos e instrumentos adequados à condição visual de cada um. Os visitantes foram recebidos por Cristina Silva Ribeiro de Souza, coordenadora de Baixa Visão, e por Elaine Luiz de Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos e Práticas em Baixa Visão Dr. Helder Alves da Costa Filho.
O espaço tem à disposição telescópios, tiposcópios, lupas eletrônicas, lupa mouse, lupa tipo pedra, régua de leitura, entre outros recursos ópticos e não-ópticos que facilitam a leitura das pessoas com deficiência visual. Como é o caso de Ana Luiza Costa Borges, diagnosticada com retinopatia diabética e glaucoma. “Não conhecia a lupa tipo pedra e percebi que ajudou muito na leitura”, afirmou.
A relação de Ana Luiza com o IBC teve início em abril deste ano: “Primeiro tive acompanhamento com o doutor Helder; depois, fui encaminhada para a reabilitação e agora não saio mais do IBC. Tenho aulas de braile, teatro, música, artes, além de educação física. Estou apaixonada pelo Instituto, pelas atividades, pelos professores, pelos colegas e até pela comida – o refeitório tem até arroz integral!”, comemora Ana Luiza.