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I CONIN
Prazo de submissão de propostas de trabalho para o 1º Congresso Internacional do IBC começa amanhã (16)
O diretor-geral do IBC, professor João Ricardo Figueiredo, e a diretora do Dep. de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), professora Elise de Melo Borba Ferreira, apresentaram os objetivos e o formato do Congresso, destacando a importância da comunidade do Instituto se engajar no evento.
O I Congresso Internacional do IBC tem um significado duplamente importante para todos nós: a consolidação de um projeto conjunto que pretende valorizar ainda mais o trabalho de educação, pesquisa e extensão do Instituto e a retomada das atividades presenciais de grande porte, após dois anos de pandemia, com todos os cuidados necessários”, destacou a diretora do DPPE.
Para o diretor-geral, trata-se de uma oportunidade do IBC, instituição pioneira na América Latina e fundada no tempo do Império, dialogar com pesquisadores de todo o mundo, discutindo diferentes práticas e modelos educacionais que atendam à pessoa com deficiência visual. “A nossa gestão tem muito orgulho em promover esse congresso internacional que dará visibilidade ao Instituto Benjamin Constant como produtor de conhecimento científico. Aproveito para convidar toda a comunidade interna e externa do IBC a submeter propostas para a programação do evento, que está em fase de elaboração”, destacou João Ricardo. E completou: “estaremos juntos, em setembro, nessa grande festa para a educação especializada do Brasil, em prol da pessoa com deficiência visual”.
Submissão de propostas - A partir desta quarta-feira (16) os interessados em apresentar temas de oficinas, minicursos, mesas-redondas e rodas de conversa para o I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (CONIN) poderão enviar suas propostas para submissão. O período se estenderá até o dia 24 de abril.
A programação prevê 28 oficinas, que serão oferecidas aos congressistas na forma presencial e remota, distribuídas pelos três eixos temáticos. As oficinas presenciais deverão ser pensadas para grupos de 10 a 20 participantes; enquanto as propostas de oficinas remotas devem prever a participação de 30 a 40 pessoas. Em ambos os casos, a carga horária de cada oficina deverá ser de 2 horas. Para mais informações, acesse o Edital na íntegra, clicando aqui.
Os minicursos também serão ofertados de forma presencial e remota, com carga horária de duas horas cada. Ao todo, serão oferecidas aos congressistas 10 propostas, distribuídas pelos 3 eixos temáticos. Os minicursos presenciais deverão ser pensados para grupos de 10 a 20 participantes; enquanto as propostas de minicursos remotos devem prever a participação de 30 a 40 participantes. Para mais informações, acesse o Edital na íntegra, clicando aqui.
Já as mesas-redondas acontecerão em formato híbrido, prevendo a participação ativa e a integração entre os congressistas presenciais e os remotos. Serão apresentadas aos congressistas seis propostas vinculadas aos três eixos temáticos. As mesas-redondas deverão ter carga horária de 1h30min e ser estruturadas levando em consideração que cada palestrante/debatedor terá, no máximo, 20 minutos de fala, ou 15 minutos, caso a mesa seja composta por quatro palestrantes/debatedores. O objetivo é garantir que haja tempo disponível para o debate coletivo com os congressistas. Para mais informações, acesse o edital na íntegra, clicando aqui.
As rodas de conversa também acontecerão em formato híbrido, com carga horária de duas horas cada uma e deverão prever a participação ativa e a integração entre os congressistas presenciais e os remotos. Ao todo, serão apresentadas aos congressistas nove propostas, relacionadas aos três eixos temáticos. As rodas de conversa deverão ser pensadas para grupos de 60 a 80 participantes, podendo haver a divisão do grupo em grupos menores ao longo das discussões propostas. É vedada, no entanto, a divisão do grupo em participantes presenciais e remotos, tendo em vista os objetivos de integração global dos participantes. Para mais informações, acesse o Edital na íntegra, clicando aqui.
Saiba mais sobre o CONIN - O congresso terá como tema “Deficiência visual e suas interfaces: educação, saúde e tecnologia” e estará estruturado a partir de três eixos temáticos: Saberes e práticas na educação de pessoas com deficiência visual; Tecnologia assistiva na temática da deficiência visual; e Saúde, bem-estar e qualidade de vida na deficiência visual. Será realizado em formato híbrido, com atividades exclusivamente presenciais, exclusivamente remotas e híbridas (presenciais com transmissão e interação dos congressistas remotos).
As inscrições serão realizadas no período de 25 de maio a 31 de julho de 2022. Ao todo são 600 vagas, sendo 150 para congressistas presenciais (50 apresentadores de trabalho e 100 ouvintes) e 450 para congressistas remotos (50 apresentadores de trabalho e 400 ouvintes). As vagas para congressistas ouvintes serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições; já o preenchimento das vagas dos congressistas apresentadores de trabalhos dependerá do aceite dos trabalhos - conforme os editais 6, 7, 8 e 9 que regulamentam as submissões e as escolhas - pelo Comitê Científico do evento.
O I Congresso Internacional do IBC será 100% gratuito, assim como todas as demais entregas do Instituto à sociedade.