Notícias
TECNOLOGIA
IBC sedia primeira reunião do Capta-RJ
Representantes de diversas instituições participam de reunião
Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Tecnologia e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participaram de reunião nesta sexta-feira (18/10), no IBC.
O encontro, coordenado por Sônia Costa, diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, do MCTI, e pelo diretor-geral Mauro Conceição, teve como objetivo apresentar o cronograma de ações para a instalação do primeiro Centro de Acesso e Pesquisa em Tecnologia Assistiva (Capta) do Rio de Janeiro, que terá como sede o Instituto Benjamin Constant. O Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado em setembro e a previsão é que o Capta-IBC esteja em funcionamento no próximo semestre, sob a coordenação de Daiana Pilar Silva, coordenadora da Pós-Graduação do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), e subcoordenação de Carla Maria Araujo, chefe de gabinete.
O MCTI pretende investir 1 milhão de reais nesse primeiro de outros 26 centros que serão inaugurados em todo o Brasil. As unidades irão atuar como vitrines tecnológicas e como equipamentos de orientação para busca e aquisição de tecnologia assistiva, além de promover pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Os centros de pesquisa serão interinstitucionais, com, no mínimo, três instituições de ciência envolvidas no funcionamento para garantir a sua perenidade.
A iniciativa do Capta foi construída pelo MCTI em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados como uma proposta à política nacional. Irão funcionar como um espaço de acolhimento de pessoas com deficiência, de famílias, de cuidadores, de profissionais da saúde e, principalmente, de empregadores que possam ir nesses locais adquirir conhecimento do que é uma tecnologia assistiva.