Notícias
ESPORTE
IBC rumo a Paris
Wilians, Fábio, Daniel e Sérgio: representantes do IBC nas modalidades de judô e goalball
Nesta quinta (11/7), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a 2ª lista com o nome dos treinadores e atletas que irão competir em diversas modalidades, entra elas, o judô. Como era esperado, os atletas do IBC Wilians Araújo, Sérgio Junior e Brenda Freitas foram convocados para competir nas categorias J1 +90kg, J2 +90kg e J1 -70kg, respectivamente. (Categoria J1 - cegos; J2-baixa visão)
Mas não serão apenas eles os representantes do IBC em Paris. No dia 25 de junho, o Comitê Paralímpico anunciou os selecionados para o goalball. A equipe técnica contará com o professor de Educação Física, Fabio Brandolin, e o fisioterapeuta Daniel Brandão Martins, convocados como assistente técnico e fisioterapeuta da equipe masculina. Já na convocação do dia 11 de julho, além dos atletas do judô, o professor de Educação Física, Fabio Dias de Oliveira Silva, foi relacionado como treinador de atletismo.
Entre os veteranos em Jogos Paralímpicos estão o treinador Fabio Dias - sexta participação -, o judoca Wilians – quarta participação - e o fisioterapeuta Daniel – terceira vez. Já os judocas Sérgio e Brenda, e o assistente técnico Fábio, farão sua estreia na maior competição mundial do esporte paralímpico.
Além dos três atletas e dos três profissionais da equipe técnica, o IBC também estará representado em Paris pelo técnico de judô e professor de Educação Física, Antonio Luís Junior. Embora não faça parte da delegação brasileira de judô paralímpico, Antonio Junior faz questão de acompanhar os atletas nos dias da competição.
Vale destacar que Wilians, Sérgio e Brenda foram convocados para os Jogos Paralímpicos devido à colocação no ranking mundial, elaborado a partir dos resultados em competições internacionais. “Ou seja, fruto do trabalho coordenado por Antonio Junior, que há 15 anos trabalha com judô paralímpico do IBC e há sete anos está responsável pelo treinamento dos judocas do Programa Esportivo de Alto Rendimento (PEAR) do IBC, que inclui ainda a formação de atletas de atletismo, futebol de cegos, goalball e natação”, explicou Fabio Brandolin, coordenador de Educação Física do DMR e coordenador de Paradesporto do IBC.