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ENSINO
IBC retoma as aulas presenciais
Os professores Paula da Hora, Higor Cruz (Orientação e Mobilidade) e Carlos Antônio Carvalho atendendo os alunos dos cursos da DRT.
“Eu já não via a hora de voltar para as aulas”, disse seu Mário Jorge Borsari, aluno do curso de Digitavox, fazendo o exercício de digitação passado pelo professor Carlos Antônio de Carvalho, da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT). Ex-aluno do IBC e frequentador assíduo dos cursos da reabilitação, ele agora está focado em finalmente aprimorar seus conhecimentos de informática. "Para muitos alunos, os cursos remotos de informática eram problemáticos pela falta de ferramentas de acessibilidade, como este programa que ele está aprendendo", explicou o professor.
Perto dali, na sala de Orientação e Mobilidade, o professor Higor Cruz dava as primeiras orientações sobre o uso da bengala verde à aluna Ana Paula Rodrigues Macedo, também bastante aliviada por retomar suas atividades no Instituto. "Agora que quase todos tomamos as duas doses da vacina, e com os devidos cuidados, já era hora de irmos retornando à normalidade", disse Ana Paula, que durante os 18 meses de afastamento social fez todos os cursos remotos do IBC que podia ter feito. "Os outros dois alunos que orientei antes dela também se mostraram bastante receptivos, animados por voltar ao IBC", disse Higor, para quem o retorno está sendo bastante gratificante também.
Mário e Ana Paula fazem parte do grupo de 56 alunos dos cursos e oficinas oferecidos pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Médicos e Reabilitação que optaram pelo ensino presencial, de um total de 215 matriculados. O restante optou por continuar com as aulas remotas. Mas há também aqueles que não conseguem acompanhar os conteúdos pela internet nem se sentem seguros ainda para retomar as aulas presenciais.
“Alguns cursos e oficinas dependem muito do contato físico para que o aluno possa aprender e praticar o que está sendo ensinado, necessidade que não é suprida pelas aulas remotas. E muitos desses alunos também não querem retomar às aulas presenciais. São pessoas mais idosas, com dificuldade de locomoção e que também por causa da deficiência visual, são muito mais vulneráveis à covid-19”, explicou o explica o prof. Fábio Brandolim, supervisor do DMR e responsável pela DRT (o público atendido pela reabilitação é formado por adultos que perderam ou que estão em fase de perda da visão, dentre eles várias pessoas já idosas).
Segundo Fábio, os cursos e oficinas que voltaram a ser oferecidos presencialmente são: braille, orientação e mobilidade, música, informática e escrita cursiva, além das atividades do Programa Esportivo de Alto Rendimento (PEAR) e os atendimentos de psicologia e surdocegueira.
Para o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, foi muito bom receber os alunos da reabilitação depois de tanto tempo afastados. "No geral, tudo correu bem e esperamos que, daqui para a frente, a gente vá afinando ainda mais o trabalho das equipes dos departamentos para que tanto as aulas presenciais quanto as remotas sejam oferecidas da melhor maneira possível, preservando a saúde de todos — alunos, professores e demais profissionais envolvidos nas atividades acadêmicas.
Calendário de retorno
Confira abaixo, as datas de retorno presencial dos demais segmentos do IBC:
- 27/9 – cursos de educação profissional (justificativa: a demanda da parte prática do currículo, de aproximadamente 70%, faz com que esse segmento seja o primeiro grupo da educação básica a retornar);
- 4/10 – educação precoce, educação infantil, além dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental (justificativa: as atividades nessa faixa etária acontecem prioritariamente na mediação e intervenção do professor, devido à dificuldade de concentração desses alunos na modalidade remota de ensino);
- 18/10 – 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental (justificativa: os alunos estão encerrando o ciclo na instituição, sendo intensificadas as ações de orientação e mobilidade, eminentemente práticas).
- 25/10 – 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, vencidas as etapas anteriores, de acordo com respectivas justificativas.