Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
LITERATURA
Card com mosaico de mulheres escritoras do IBC. Em letras brancas e pretas, "Instituto Benjamin Constat, III Ciclo de Mulheres Escritoras, A escrita é um ato de resistência, expressão e transformação".
Encerrando o mês dedicado às mulheres, o IBC dá visibilidade à produção literária feminina. Em sua terceira edição, o evento destaca livros produzidos e publicados pelas professoras da instituição.
Serão apresentadas as seguintes obras:
Literatura de cordel e deficiência visual: ensino, interseções e perspectivas
Obra de Morgana Ribeiro dos Santos, fruto de uma pesquisa de pós-doutorado em Língua Portuguesa, desenvolvida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A investigação apresentada nesta obra se ocupa da relação entre a literatura de cordel e a história da pessoa cega e de como a temática da cegueira é representada em poemas de cordel.
Vovó mora no elefante
Folheto de cordel assinado por Morgana Ribeiro dos Santos e Helena Ribeiro Freire que consiste em um poema de cordel que homenageia o estado do Rio Grande do Norte, suas características, história e belezas. O mote criativo é a semelhança entre o formato do estado no mapa e o desenho de um elefante. Vale destacar que esse cordel, quando inédito, venceu o concurso Patativa, organizado pela Universidade Patativa do Assaré, instituição cearense, na categoria Temas Livres.
Diário de uma pipa na cidade do Rio de Janeiro
Obra produzida pelas professoras Bruna Trindade, Luciana Arruda, Tânia Moratelli Pinho e pelos alunos da turma 601/2021. O livro interdisciplinar, na forma de um diário, é narrado por uma pipa confeccionada numa aula de geometria, por um menino cego. A história envolve as disciplinas de matemática, geografia e português, com narrativas de três dias, acerca de um evento realizado no IBC, em que a pipa foi campeã, após diversas aventuras em pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Saúde bucal em crianças e adolescentes com deficiência visual
A obra, assinada por Carolina Dode, Patricia de Andrade Risso, Sara Cristina da Silva Passos e Ana Paula Dornellas, .discute algumas especificidades relacionadas à deficiência visual e ao atendimento odontológico de crianças e adolescentes com deficiência visual. É pautado na literatura científica e na experiência clínica profissional do atendimento odontológico realizado no consultório odontológico do Instituto Benjamin Constant. O livro também apresenta dados técnico-científicos de atividades de ensino, pesquisa e extensão de parceria com grupo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Objetos de referência para crianças com deficiência múltipla sensorial visual
Livro de Flavia Daniela dos Santos Moreira e Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, fruto de uma pesquisa de pós-doutorado que estrutura-se por meio de práticas baseadas em evidências. Traz um arcabouço teórico e prático a respeito dos benefícios dos objetos de referência como símbolos de comunicação. O cenário desta pesquisa foi delineado pelos inúmeros desafios impostos pela pandemia de covid-19, com vistas a investigar se os objetos de referência poderiam favorecer a comunicação de três crianças com deficiência múltipla sensorial visual em suas casas; propiciar a autorreflexão das mães, evidenciando o seu papel de destaque durante a pandemia; e ressaltar a importância da formação de professores, considerando, sobretudo, o processo autorreflexivo de formar-se.
Livros táteis com textos em sextilhas de cordel em homenagem a José Álvares de Azevedo e Adèle Sigaud
Além do lançamento dos livros, a programação inclui também música ao piano com a professora Marcia Ogando, que irá apresentar a composição de sua autoria: “Versos Melódicos: Homenagem às Mulheres Escritoras”. O Ciclo contará ainda com a presença das mulheres escritoras Helena Ribeiro Freire, Patricia Ignácio da Rosa, Patricia Soares de Pinho Gonçalves, Luciana Teixeira Bernardo, Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha, Mara Cristina de Souza e Luciana Barros Farias Lima.
O evento foi coordenado pela professora Morgana Ribeiro dos Santos, pela assessora da Direção Geral, Ana Maria Nobrega Pereira, e pela pedagoga Cristina Costa de Moraes.