Notícias
GRUPO DE TRABALHO 8
IBC promove debate sobre experiências de ex-alunos internos
Foto do encontro Roda de Conversa, no Auditório Maestro Gurgulino, Na imagem aparecem três convidados em primeiro plano, no meio a ex-aluna e atualmente professora do IBC, Margareth Olegário, presente para falar e ouvir sobre experiências do internato do IBC.
Os depoimentos do dia 30/6, no auditório Maestro Gurgulino, contemplaram as vivências no internato desde os anos finais da década de 1970 até 2019, quando foi extinto. O diretor-geral Mauro Conceição (na foto abaixo, o canto direito superior, caisa azul claro, do palco acompanha os discursos) no esteve presente e confirmou seu interesse, manifesto no seu Plano de Ação como candidato, de reabrir o espaço, pois "é uma ação regimental do IBC", afirmou. Nas falas, os ex-alunos apontaram os vários entraves que a proposta das escolas regulares ainda não superaram até hoje e reconheceram que o modelo de semi-internato trouxe para eles a possibilidade de diversas atividades culturais e esportivas, além da escolarização, durante suas permanências no IBC. Outro dado apresentado pelos ex-alunos foi o reconhecimento do zelo e carinho dos assistentes de aluno.
O ex-presidente da associação de ex-alunos do IBC, Gilson Josefino, ressaltou a "necessidade de resgatar o engajamento da comunidade nas lutas por seus direitos, que passa por manter a força dos projetos e a qualidade dos serviços do IBC como referência nacional". Já a assessora Cristina Moraes ressaltou a função de centro propulsor de políticas públicas e educacionais do IBC e a importância da existência do colégio de aplicação." Os depoimentos reafirmaram a necessidade do alojamento como garantia para o cumprimento do acesso, permanência e aprendizagem para este público, enquanto alunos com deficiência visual.", comentou a assessora.