Notícias
18 DE ABRIL
IBC presente na aprovação do Dia Municipal da Leitura Acessível
Na foto a diretora do DED, Karine, a vereadora do Rio de Janeiro, Luciana, e a chefe da DEN, Daiana.
Este ano, o Rio de Janeiro foi reconhecido pela UNESCO como a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro. Um pouco antes, no final de 2024, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a Lei 8.540/2024, que assegura aos deficientes visuais, que residem no município, adquirir livros em formatos acessíveis, como braille ou audiolivros, uma iniciativa que ampliou as oportunidades de leitura e promove a inclusão e a autonomia dessas pessoas na sociedade.
O Dia Municipal da Leitura Acessível vem na esteira das Leis e é a mesma data comemorativa do Dia Nacional do Livro Infantil. "Mais do que a criação de uma nova data no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, essa lei representa um passo firme na direção de um direito fundamental: o direito de todas as pessoas, sem exceção, conhecerem todas as histórias", disse a vereadora Luciana Novaes
Lançamento de livro em 9 formatos
No Salão Nobre da Câmara Municipal, ocorreu mais que a comemoração do Ato legislativo. No espaço a vivência prática daquilo que a data representa com o lançamento do livro "Tia Zilda – Histórias de Inclusão", de Claudia Werneck, publicado em nove formatos acessíveis.
Na ocasião, com a presença da diretora do Departamento de Educação, Karine Vieira, e da chefe da Divisão de Ensino, Daiana Pillar, também foram entregues Moções de Louvor e Reconhecimento a pessoas e instituições que se destacam na promoção da acessibilidade e da inclusão, em celebração às suas contribuições para uma sociedade mais justa e igualitária.
A cerimônia contou com recursos de acessibilidade, como Libras, legenda em tempo real, audiodescrição, linguagem simples, abafadores de ruído e óculos com filtro de luminosidade, garantindo uma experiência plenamente inclusiva.
