Notícias
Acessibilidade
IBC participa de evento sobre acessibilidade na prefeitura do Rio de Janeiro
Comissão de Acessibilidade do IBC e representantes do município reunidos em foto no final do encontro Acessibilidade Carioca, realizado em auditório da prefeitura do Rio de Janeiro,
Dando continuidade à parceria entre a Comissão e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), ontem (29) foi realizado o encontro Acessibilidade Carioca. Pelo IBC, estiveram presentes a presidente da Comissão de Acessibilidade e assessora da Direção-Geral, Ana Maria Nóbrega; os professores Heverton Bezerra, Patrícia da Rosa e Regina Ribeiro; a técnica em assuntos educacionais, Isabel Oliveira; o assistente em administração, Jorge Fiore; e a professora aposentada, Maria da Glória Almeida. Pela prefeitura, a subsecretária da SMPD, Flávia Cortinovis, e representantes dos mais diversos órgãos e secretarias do município.
Esta ação foi fruto da reunião que aconteceu, no dia 8 de agosto, entre a Comissão de Acessibilidade e a SMPD.
O objetivo do encontro foi realizar um momento de sensibilização onde as pessoas presentes foram convidadas a colocarem vendas nos olhos (foto ao lado esquerdo) e ouvirem situações do cotidiano, em áudios simulando movimentações na rua, para tentar entender e debater as dificuldades que as pessoas com deficiência visual passam ao desempenhar ações simples como atravessar a rua em locais sem sinal sonoro nos semáforos ou andar por calçadas sem pisos táteis. A ideia é incentivar que os representantes municipais possam pensar em projetos de mobilidade, no Rio de Janeiro, considerando também a escuta e a vivência das pessoas cegas e com baixa visão. Outro ponto bastante discutido foi a falta de conscientização de motoristas, motoqueiros e ciclistas em respeitar as faixas de pedestres quando o semáforo está vermelho para eles. Os depoimentos em vídeo dos alunos Wendel Severiano, Tathiane, Guilherme e Ysmael da Silva impactaram o público quanto à necessidade de voltar maior atenção para as questões de acessibilidade no entorno do IBC.
Maria da Glória pontuou que "a cidade do Rio de Janeiro não foi planejada mas, por mais difícil que seja acessibilizar, é preciso humanizar pois não há inclusão sem acessibilidade”. Ao final, despertados pela curiosidade em conhecer mais sobre o Instituto, todos foram convidados pela Ana Maria Nóbrega a realizar uma visita institucional que será agendada em breve.