Notícias
EDUCAÇÃO
IBC participa de I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar
Da esquerda para a direita, secretária executiva do MEC, Izolda Cela; diretor-geral Mauro Conceição e secretária da Secadi, Zara Figueiredo, todos com a cartilha em braille em mãos
O diretor-geral Mauro Conceição participou do Seminário, que teve como objetivo destacar iniciativas bem-sucedidas produzidas e implementadas no Brasil e no exterior para enfrentar a violência nas escolas, além de debater a respeito de políticas públicas integradas de proteção do ambiente escolar. Durante o evento, foi realizado o lançamento da versão acessível da Cartilha de Recomendações de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar – em versão braille e libras.
O material foi entregue pelo diretor-geral do IBC para a secretária executiva do MEC, Izolda Cela e, para a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo. “Estamos muito contentes em participar de um evento tão estratégico para a educação e, principalmente, por constatar que o IBC teve papel fundamental na produção da cartilha acessível, realizando a transcrição em braille. Um trabalho feito em tempo recorde, graças ao empenho dos servidores e terceirizados do DTE, a quem somos muito gratos”, destacou Mauro Conceição. “Podemos e queremos estabelecer cada vez mais parcerias com o MEC e com outras instituições que precisem de material em braille”, completou.
A cartilha foi produzida pela Imprensa Braille do IBC, a partir de uma demanda da Secadi. Ao todo, 100 exemplares forem entregues ao MEC. “Recebemos a solicitação na sexta-feira passada e na segunda-feira as cartilhas já estavam prontas para serem despachadas para Brasília. A equipe do Departamento Técnico-Especializado (DTE) fica muito feliz em poder participar desse processo e colaborar com um projeto tão importante para o país”, afirmou Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira, diretor do DTE.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Unesco e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Seminário contou com a presença dos ministros integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído como estratégia de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. A proposta do MEC, que coordena o Grupo de Trabalho Interministerial, foi reunir gestores públicos, profissionais da educação, pesquisadores nacionais e internacionais, Ministério Público, bem como a comunidade educacional.
Dentro das ações relativas ao tema, o IBC editou portaria que estabelece protocolo de controle de entrada e saída no Instituto. Segundo Rafael de Castro Oliveira, chefe da Divisão de Serviços Gerais, as ações foram construídas de forma participativa com servidores, terceirizados, pais e, principalmente, porteiros. “As medidas de segurança, no entanto, não ficarão estagnadas neste documento. A contratação de serviços de vigilância patrimonial diuturna, de monitoramento remoto por câmeras e de catracas eletrônicas para controle do fluxo de pessoas estão previstas tão logo o IBC receba crédito suplementar do MEC. O nosso objetivo é garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica”, acrescentou Rafael, titular do setor responsável pelo controle da entrada e saída das pessoas no IBC e pela execução do protocolo.
Acesse a Cartilha de Recomendações de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar do MEC
Acesse o Protocolo de Controle de Entrada e Saída do IBC
Confira a programação completa do Seminário:
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (30/5 Manhã)
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (30/5 Tarde)
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (Painel 3)
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (31/5 Manhã)
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (Painéis 5 e 7)
I Seminário Internacional Segurança e Proteção no Ambiente Escolar (Painel 9)