Notícias
INSTITUCIONAL
IBC participa de capacitação em Natal
Da esquerda para a direita, Kleiton Protásio (gestor jurídico/Funcern), Carla Araujo (chefe de gabinete do IBC), Ednaldo Pereira (superintendente da Funcern), Andrea Gurgel (CAP/RN), Teotônio Roque (articulador institucional), José Roberto (diretor-geral do campus Ead/IFRN) e Erivan Sales (gerente de projetos/Funcern)
Durante toda essa semana, Carla Maria Araujo, chefe de gabinete da Direção-Geral, estará no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), onde participa de reuniões e capacitação com gestores da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). No encontro, estão sendo estabelecidos os papeis de cada ente no acordo, o funcionamento e a estrutura organizacional da fundação.
A parceria foi referendada em reunião do Conselho Diretor do IBC e a documentação já está aprovada pela Funcern – que aguarda, agora, a reunião do Conselho, marcada para o próximo dia 14.
Caberá à Fundação de Apoio ao Instituto Benjamin Constant captar recursos para o Instituto; fomentar e/ou executar a elaboração de projetos institucionais e realizar a prestação de contas. Para isso, irá disponibilizar equipe para consultoria, coordenação e gestão de projetos (financeira e de recursos humanos).
“A nossa expectativa é que com o apoio de uma instituição com a experiência da Funcern, o IBC possa ampliar sua atuação, desenvolvendo projetos em parcerias com outras entidades, além de captar recursos para viabilizar outras iniciativas do interesse da comunidade”, avaliou Carla Araujo.
Saiba mais sobre a Funcern - Regida pela Lei 8.958/94, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte. É constituída por pessoas jurídicas, tendo sido fundada por oito instituidores em 19 de novembro de 1998, com o objetivo de apoiar as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional do IFRN, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento educacional e tecnológico do RN.
A FUNCERN é credenciada junto aos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior (CONFIES) e à Associação Brasileira de Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI), sendo reconhecida como entidade de utilidade pública em nível estadual e municipal. Presta assessoria, entre outras, ao Instituto Federal do Acre e do Amapá.