Notícias
EXTENSÃO
IBC lança terceiro volume do livro Conectando Conhecimentos
O lançamento, que será realizado na próxima terça-feira (16/5), faz parte da programação do Seminário Conectando Conhecimentos. A publicação tem como organizadores Carla Regina Da Ré Amancio, Fernando da Costa Ferreira e Luiz Paulo da Silva Braga. Ao todo são 11 capítulos, distribuídos em três partes:
Parte I — Contribuições da Escola Especializada e da Escola Regular para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual: Experiências, Interlocuções e Perspectivas
Capítulo 1 — O uso do braille e de recursos táteis como ferramentas de inclusão de um aluno cego na disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, de Graziela Aparecida do Nascimento Rodrigues Pereira e Maria Vitória Garcia de Castro
Capítulo 2 — A cegueira e o preconceito em fábulas produzidas por alunos com deficiência visual, de Morgana Ribeiro dos Santos
Capítulo 3 — Introdução de aplicativos e dispositivos móveis na escolarização de alunos com baixa visão no sudeste goiano, de Wanessa Ferreira Borges e Enicéia Gonçalves Mendes
Capítulo 4 — A tecnologia assistiva para deficiência visual no campus Maracanã do CEFET-RJ, de Simone Regina de Oliveira Ribeiro e Polyana Aparecida da Silva
Parte II — A Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Ensino Superior
Capítulo 5 — Formação e práticas universitárias de ensino: serviços de apoio e permanência para estudantes com deficiência visual, de Vanessa Cristina Paulino e Priscila Benitez
Capítulo 6 — Discentes com deficiência visual no Ensino Superior: um relato da experiência do Centro de Tutoria Pedagógica – deficiência visual, de Bruno de Souza Moriera Porto Rocha, Luiza do Valle Schoo e Janicy Aparecida Pereira Rocha
Capítulo 7 — A inclusão e a permanência da pessoa com deficiência no Ensino Superior: espaço de inclusão da Biblioteca Pública de Lagoa Santa – MG, de Tatiana Soares Brandão e Paula Renata Mariano
Capítulo 8 — Ensino de inglês para pessoas cegas e com baixa visão em programa de línguas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste: relato de experiência, de Ivã José de Pádua, Ana Paula da Silva Leonel e Aline Cristina Paro
Parte III — Deficiência Visual e Inclusão: Estudos sobre Diversidade
Capítulo 9 — Rodas de conversa como práticas pedagógicas transformadoras para o debate de gênero e raça numa turma de estudantes com deficiência visual, de Mariana dos Reis Santos
Capítulo 10 — Ensaio sobre deficiência, interseccionalidade e mundo do trabalho, de Sonia Regina Gomes Rocha
Capítulo 11 — Mapeamento de estratégias para a elaboração de um projeto de inclusão digital para mulheres com deficiência visual, de Joyce Miranda dos Santos, Maria Luciene de Oliveira Lucas e Edilson da Silva