Notícias
ANIVERSÁRIO
IBC lança livreto comemorativo aos 170 anos
Card fundo cinza em letras azuis, "Instituto Benjamin Constant, livreto em comemoração 170anos, #IBC170anos, www.gov.br/ibc". Na lateral direita em fundo amarelo, foto de livreto do IBC.
O livreto, inspirado na publicação que celebrou o centenário do Instituto, tem como proposta resgatar e documentar memórias de pessoas que fizeram ou fazem parte da trajetória do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje denominado Instituto Benjamin Constant.
A publicação foi coordenada pelas profissionais Ana Cristina Zenun Hildebrandt, Flávia Mara Teixeira Miranda, Kelli Teixeira Penello e Patrícia Ignácio Rosa, integrantes do Grupo de Trabalho Levantamento Documental, que fez parte da comissão responsável pelas comemorações do aniversário.
“O objetivo do ‘Livreto IBC Ano 170 de sua Fundação’ é rememorar a história do IBC, entrelaçando com as memórias dos sujeitos que passaram por aqui. São fragmentos e lembranças das pessoas que participaram do projeto", explicou Flávia Miranda, professora do Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS).
Destaque para o protagonismo de Adèle Marie Louise Sigaud, primeira professora cega brasileira, e para a também professora aposentada Ana Cristina Zenun Hildebrandt, cuja família está ligada ao IBC há quatro gerações. “Por meus avós paternos e meus pais terem estudado e trabalhado no Instituto Benjamin Constant, seus amigos e meus companheiros de infância tinham sempre alguma relação com esta casa, na qual também estudei e trabalhei. Assim, a história do Instituto se confunde com a história da minha família. Afetivamente, eu estarei sempre no IBC!", destacou Ana Cristina Zenun Hildebrandt.
Para ler na íntegra o Livreto IBC Ano 170 de sua Fundação.