Notícias
PESQUISA
IBC ganha laboratório de artes
Foto de alunos e estagiária, Marina Assis, em Laboratório de Arte Multimeios e Metodologia do Ensino das Artes (LAM) do projeto “Ateliê Vida: a Educação das Artes e pessoas com Deficiência Visual, do IBC.
O projeto “Ateliê Vida: a Educação das Artes e pessoas com Deficiência Visual”, apresentado pelo professor Caue de Camargo, foi selecionado pelo edital de Auxílio Básico à Pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O programa é destinado a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa Estaduais e sediadas no Estado do Rio de Janeiro.
Com os recursos, foi implantado o Laboratório de Arte Multimeios e Metodologia do Ensino das Artes (LAM), ligado ao Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART) do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR).
O Núcleo abriga as atividades do Grupo de Pesquisa em Micropolíticas Inclusivas em Educação e Saúde (GPMES); o projeto de extensão Acessibilidade Poética, que oferece trabalho de consultoria e mediação em exposições de arte; o projeto de pesquisa Ateliê Vida, que desenvolve ações de educação inclusiva em arte nos processos de habilitação e reabilitação no IBC; e o Grupo de Experimentação em Artes do Corpo (GEACORP), voltado para a formação em teatro inclusivo.
O Laboratório de Metodologia em Educação e Arte para pessoas com Deficiência visual (LAMDV) funciona nas Sala 139 (DMR).