Notícias
INTERCÂMBIO
IBC e UNIRIO promovem vivência musical para integrantes de projetos de extensão
Foto da Sala Alberto Nepomuceno com o palco contendo um piano e alguns instrumentos de percussão, diante do palco o professor Cláudio Dauelsberg fala para os presentes, enquanto aparece em seu smartphone a imagem de Marcelle O.Degn, em videoconferência.
A Orquestra Vibrações é resultado de projeto de extensão do IBC e sua formação é de deficientes visuais multi-instrumentistas - não só do IBC como da comunidade externa - e funciona sob a coordenação da professora de música do IBC, Luciana Oliveira. No encontro, estiveram presentes os músicos Alex Alves, Ismael Marques e, os professores de música do IBC, Fernando Guilhon e Marcia Ogando
Já o Pianofonia é coordenado pelo professor Cláudio Dauelsberg, com a colaboração dos pianistas Luca Novello, Pedro Izzar, Thomas Lenny e Marcelle O.Degn, esta interagiu por videoconferência, pois estava em Oslo (Noruega). O Pianofonia investiga o uso de materiais diversificados no piano - um instrumento musical que é classificado como de cordas percussivas-, para obter timbres, efeitos sonoros diferenciados e potencializar o instrumento para novos arranjos musicais. No processo de preparação do piano pode ser utilizado: pregador de roupa, linha de pesca, bola de gude, baqueta, borracha, palheta e demais materiais do cotidiano.
Os pianistas do projeto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) executaram diversas obras, incluindo músicas brasileiras, jazz e música barroca. A apresentação também incluiu uma palestra sobre o Maracatu e uma breve oficina de piano preparado. Ao final da oficina os músicos e colaboradores da Orquestra Vibrações foram convidados a reproduzir as sonoridades do Maracatu de formas variadas no piano.