Notícias
VALE SOCIAL
IBC e Setram promovem ação social
Card fundo dedos segurando cartão vale social, passe especial gratuito. Em letras cinza, "Instituto Benjamin Constant, IBC e Setram promovem ação social, 12 de setembro de 2024, 9h às 12h, sagão da portaria principal, mais informações na legenda, #IBC170anos".
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro (Setram), em parceria com a Divisão de Orientação e Acompanhamento (DOA), do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR), realizará mutirão para atendimento aos pacientes, alunos e ex-alunos do IBC. Na ocasião, será dada orientação, consulta e instrução de processos e perícia médica com profissional da Setram/Coordenação do Vale Social.
A ação, que faz parte da programação dos 170 anos do IBC, é voltada para pessoas com diagnóstico de deficiência visual, alunos, ex-alunos do IBC. Os interessados devem apresentar laudo oftalmológico, RG e CPF, no saguão da portaria principal, no dia 12 de setembro, no período de 9 às 12 horas.
Saiba mais sobre o Vale Social
O Vale Social é um benefício concedido pelo Governo do Estado, por meio da Setram, que oferece gratuidade em transportes de concessão estadual nos ônibus intermunicipais, no metrô, nos trens e nas barcas. É destinado a pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção pode acarretar risco de morte.
O benefício sempre é concedido com validade, sendo passível de renovação e, em alguns casos, permite acompanhante (AC). Nesse caso, o mesmo cartão deve ser apresentado no validador para passagem do usuário e, em seguida, apresentado novamente para passagem do acompanhante.
O quantitativo de viagens mensal, bem como os meios de transporte em que o requerente tem direito ao benefício tarifário, são definidos pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), após realizada a avaliação médica do requerente. Pode variar entre 10 (dez) e 60 (sessenta) viagens por mês para cada meio de transporte concedido e não há transferência de saldo não utilizado para meses subsequentes.
Unificação do Vale Social, a partir de outubro
A Setram, em parceria com MetrôRio, SuperVia e Riocard Mais, vai unificar os cartões do Vale Social, para facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais. A mudança vai ocorrer a partir do dia 1º de outubro, quando os novos cartões já serão emitidos neste formato. Até lá, os atuais cartões poderão ser usados normalmente.
Atualmente, o beneficiário do Vale Social usa até quatro cartões diferentes para embarcar nos transportes, o que dificulta a identificação e o manuseio. Com a unificação, o mesmo cartão será utilizado tanto no metrô, quanto nos trens, barcas e nos ônibus/vans intermunicipais - respeitando o tipo de transporte concedido de acordo com cada caso. Além da praticidade, o novo cartão emitido pela Riocard Mais inclui leitura em Braille, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
A Setram, por meio da Coordenadoria do Vale Social, elaborou um cronograma, que será divulgado em breve, tendo como base o mês de nascimento de cada usuário. O processo será iniciado em 1º de outubro e finalizado no dia 20 de dezembro.