Notícias
PARCERIA
IBC capacita servidores do Inep/MEC em acessibilidade

Foto dos servidores do Inep na escadaria da entrada principal, ao fundo as colunas da construção em estilo neoclássico do IBC.
O Instituto Benjamin Constant (IBC) realiza, de 31/3 a 4/4, um curso de sensibilização e vivência para servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que também é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável por avaliações e estatísticas do sistema educacional brasileiro.
A capacitação faz parte da parceria institucional discutida em 2024 e incluída de forma especial no Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual. Com carga horária de 40 horas, o curso é ministrado pela professora Patricia Rosa, da Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME).
A iniciativa proporciona aos participantes um aprofundamento sobre as questões enfrentadas por pessoas com deficiência visual, desde conceitos fundamentais até a produção de materiais didáticos acessíveis.
-
"Eles desenvolvem um trabalho muito importante para o país. E, nesse momento, estão começando a pensar mais em acessibilidade para os materiais que estão produzindo. Isso é muito positivo" - destacou Patricia.
A turma é composta por pesquisadores tecnologistas do Inep, profissionais responsáveis por avaliar o sistema educacional brasileiro, tanto na área cognitiva, que abrange disciplinas como Matemática e Português, quanto na parte de questionários, que analisam fatores contextuais e sociais. Uma das participantes, Elzahrã Osman, coordenadora pedagógica, elogiou a experiência:
-
"Esse curso está ótimo. Entendemos desde conceitos básicos, como a definição de deficiência visual e o que é baixa visão, até questões mais complexas, como os materiais didáticos que estão sendo produzidos hoje para esse público."
A formação é realizada presencialmente no IBC, o que proporciona uma experiência imersiva e impactante para os participantes.
-
"Uma vivência incrível, principalmente, porque existe uma imersão completa. O IBC é a maior referência quando o assunto é deficiência visual. E podemos ver tudo isso de perto. Se fosse um curso à distância, a experiência não teria sido tão rica" - completou Elzahrã.
O curso reforça o compromisso do Inep e do MEC com a acessibilidade, garantindo que as avaliações e materiais educacionais sejam cada vez mais inclusivos e adequados às necessidades de todos os estudantes brasileiros.