Notícias
170 ANOS
IBC apresenta a história de seus serviços
Na foto, no palco do Teatro Benjamin Constant, perfilados os membros da mesa-redonda "Reabilitação Visual": Elisabeth Jesus, Josiane Melo, Maria Eugênia Rocha, Helder Alves e Aline Rosa.
O diretor-geral, Mauro Marcos Farias da Conceição, abriu o evento e deu a direção da instituição em seu discurso: “nós temos que ir aonde os cegos estão e preparar profissionais para o Brasil, ofertando serviços aqui e onde for necessário, diretamente, ou preparando profissionais e estabelecendo parcerias”, afirmou, também, que o enfrentamento entre educação especializada e a educação inclusiva é um equivoco de estratégia, pois sem a devida capacitação profissional não existe o efetivo atendimento ao deficiente”, o IBC acumula uma expertise teórica e prática que ao longo do tempo se atualiza no trabalho diário e a dissemina em prol da inclusão da pessoa com deficiência visual.
O Colóquio trouxe a história dos serviços e atuações do IBC, traçando linhas do tempo, com depoimentos de quem viveu os processos, relembrando o ontem e apresentando o hoje. Personalidades puderam ser homenageadas, e através delas serem congratulados nossos servidores, parceiros e voluntários. Foram dois dias de nostalgia, saudades, informações e orgulho, importantes para fomentar o pertencimento dos indivíduos numa comunidade com 170 anos de história e, também, projetar com nitidez o futuro. Assim, os temas pertinentes ao trabalho do IBC se sucederam:
Na sexta-feira (13), após a abertura do diretor-geral, tivemos a conferência sobre a “Educação de pessoas com deficiência visual no município do RJ: parcerias de sucesso”, quando a professora Vilma Gomes Sampaio, do Instituto Municipal Helena Antipoff, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, manifestou a importância das capacitações obtidas no IBC por agentes daquele instituto, para o exito no atendimento aos deficientes visuais. “Eu me sinto uma parte desta Casa também, porque grande parte da minha formação foi obtida no IBC: Braille, Sorobã, Orientação e Mobilidade e inúmeros cursos importantes e necessários para o profissional receber o aluno”, disse Vilma.
Na sequência, pela manhã, aconteceram as mesas-redondas: 1) “A Oftalmologia no IBC”, com as falas de Eduardo Henrique Morizot Leite , Helder Alves da Costa Filho, Luis Augusto Morizot Leite Filho e Rogério Neurauter, sob a moderação de Mariana Bruno Duarte Santos; 2) “A Reabilitação visual no IBC”, com participações de Aline Verneque Rosa, Cristina Silva Ribeiro de Souza, Elisabeth Ferreira de Jesus, Josiane Saltarelli Martins Melo, Marcelo Bustamante Chilingue, Maria Eugenia Frota Rocha e Vanessa Rocha Zardini Nakajima, tendo como moderador Thiago Parreira Sardenberg Soares.
No período da tarde foi a vez dos assuntos: 3) “O Esporte e Deficiência Visual”, com as palestras de Antônio João Menescal Conde, Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Júnior, Fábio Brandolin e Hessel Marani Lima, como moderador Helder Alves da Costa Filho; 4) “Os direitos da pessoa com Deficiência Visual e o acesso ao mercado de trabalho”, com as falas de Bruno Silvestre, Josemar Figueiredo Araújo e Sonia Regina Gomes da Rocha, sob a moderação de Cristina Haupt Buchenrode.
Já no sábado, a programação teve prosseguimento com a mesa “A Educação de pessoas com Deficiência Visual”, que contou com as palestrantes Ana Cristina Zenun Hildebrandt, Maria da Gloria de Souza Almeida, Maria Rita Campello Rodrigues, Mariana Lopes da Silva, Millene Barros Guimarães de Sousa, Patricia Soares de Pinho Gonçalves e Simone Silveira Lopes Fonseca, com moderação do professor Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior.
No final da manhã, o tema da mesa foi “As Artes e a Educação das pessoas com Deficiência Visual”, com a participação de Arheta Ferreira de Andrade, Camila Santana Mascarenhas, Caue de Camargo dos Santos, Claudia Maria Monteiro Sant'Anna, Glauce Mara Gabry de Freitas Arder, Luciana Bernardinello, Marlíria Flavia Coelho da Cunha, com moderação da professora Eliana Paula Calegari.
Para a realização do evento foi instituída a Comissão Organizadora: Helder Alves da Costa Filho - Coordenador Geral; Ana Maria Nobrega Pereira; Caue de Camargo dos Santos; Edilmar Alcantara; Elisabeth Ferreira de Jesus; com a Equipe de Apoio: Talita de Araújo da Rocha; Luciana Calixto; Cláudio Alvarenga; Paula Soares; Nadir Machado; Lindiane Nascimento e Indira Marques.