Notícias
FORMATURA
Evento marca conclusão de alunos
#audiodescrição: Foto do teatro lotado e ao fundo, no palco, a mesa com diretores e paraninfos
Manhã de alegria e celebração para cerca de vinte alunos concluintes do ensino fundamental e dos cursos técnicos em massoterapia e instrumento musical. O evento, realizado na última terça-feira (19/12), lotou o teatro do IBC com familiares, amigos, professores e técnicos. Em seus discursos, os representantes de turma agradeceram ao corpo docente por todo ensinamento, dedicação e empenho durante o ano.
“Quero parabenizar os alunos pela conquista, desejar muito muito sucesso e agradecer aos professores por toda a dedicação, sem vocês nada disso seria possível”, destacou o diretor-geral, professor Mauro Conceição. Ele aproveitou para deixar um recado a todos os formandos: “Lá fora, quando não entenderem algo, questionem quantas vezes for necessário. Sejam cidadãos, façam valer o seu direito, entre eles, o acesso à educação e à formação profissional. O mundo espera por vocês e podem dizer: ‘sou cego, sim, e mereço o mesmo cuidado e respeito dedicados a todas as pessoas’".
Para os estudantes, a formatura representa um sonho realizado. É o caso de Wendel de Andrade Severiano, aluno da turma 902: "Entrei no IBC aos oito anos de idade e, desde então, muita coisa mudou na minha vida. Aqui fui acolhido e recebi todo o suporte necessário para o meu desenvolvimento estudantil." O sentimento também é de gratidão para Thatyane Chrystyne da Cruz Leite, aluna da turma 901: "Ingressei no IBC em 2015 e foi aqui que me ‘encontrei’, esse lugar é o foi meu porto seguro".
A formatura marca a conclusão de uma fase e o início de outra, cheia de desafios. Desafios que Geovane Souza Bezerra, do curso de instrumento musical, conhece bem. "Sou baixa visão e antes de entrar aqui não conseguia focar nos estudos. No IBC, com material adaptado e acessível, consegui concluir minha formação e posso afirmar com orgulho que agora sou ‘técnico em instrumento musical’”.
Na opinião de Carlos Roberto Santiago, do curso de massoterapia, o IBC foi um condutor de mudanças. “Desde que cheguei no Instituto, minha vida mudou, minha autoestima mudou, meu comportamento mudou. Aqui, tive a oportunidade de seguir uma profissão. E agora, formado, tentarei retribuir ao IBC com trabalho voluntário”, avisou.
Confira a lista dos formandos:
Turma 901
Brendhell Renan Rodrigues da Silva Costa
Francisco Ryan Alves Rodrigues
Mayara Cristina Silva Sanches
Pedro Henrique Ribeiro de Almeida Pinto
Robert Santiago Andrade de Souza
Thatyane Chrystyne da Cruz Leite
Turma 902
João Pedro Costa Brandão
Kaio Eduardo Machado Melo
Manuela Parente Campos Martins da Cunha
Sarah Evelyn Craveiro Lorena
Wendel de Andrade Severiano
Curso técnico de massoterapia
Alexandre de Holanda Giovanini
Carlos Roberto Santiago
Isabel Afonso Ditutala
Jonnathan Moreno de Barros Nazareth
Wellen Carla Macedo Lacerda
Curso técnico de instrumento musical
Alex Alves da Silva
Geovane Souza Bezerra