Notícias
INTEGRAÇÃO
Encontros marcam início do semestre da Reabilitação
Na foto, os alunos da reabilitação, no Teatro Benjamin Constant, em evento de boas-vindas promovido pela Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).
O Instituto Benjamin Constant deu boas-vindas aos novos estudantes da reabilitação, no dia 4 de agosto, e promoveu encontro, no dia 9 de agosto, para todos os alunos da Reabilitação. “O objetivo dos eventos foi instigar os estudantes a investirem no processo de reabilitação em prol da independência, autonomia e melhor qualidade de vida, além de alçarem voos, buscando conquistar sonhos e projetos”, explicou Ester Alves da Silva, chefe da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).
Nos dois encontros, o diretor-geral, professor Mauro Conceição, e o diretor do DMR, Marcelo Bustamante, estiveram presentes, dando boas-vindas ao grupo. Na quinta-feira (4/8), a atividade teve início com a apresentação do professor de música Rafael Muricy. Posteriormente, o professor Caue de Camargo, de Artes Visuais e coordenador do projeto Ateliê Vida, promoveu uma vivência corporal e ajudou na organização de exposição (foto à direita), que reuniu peças em cerâmica, máquina Perkins, reglete e outros materiais usados nas aulas da DRT. A professora Cristina Souza, substituta na Divisão de Reabilitação, deu informações sobre o Núcleo de Baixa Visão, do qual é coordenadora, e convidou os estudantes a conhecerem o espaço e os recursos disponíveis.
Durante o evento, o grupo de estudantes recebeu informações sobre os atendimentos oferecidos, seus benefícios e profissionais envolvidos. Compartilharam suas expectativas, dúvidas e vivências, interagindo com a psicóloga Sônia Gomes da Rocha, os terapeutas ocupacionais Paulo Vidal (AVD) e Mariana Vianna (Estimulação Sensorial), além dos professores Carlos Antonio de Carvalho (Informática), Flávia Miranda (Surdocegueira), Thiago Sardenberg (Orientação e Mobilidade), Elisabeth Ferreira (Prática de Vida Independente), Rachel Ventura, Célia Regina Peralta e Margareth de Oliveira (Braille e Sorobã).
Na quarta-feira (9/8), o professor aposentado Severino Ramos Campelo (foto à esquerda) e presidente da Associação Brasileira de Professores de Cegos e Amblíopes, se apresentou ao piano e falou de sua carreira, incentivando os estudantes a aproveitarem as oportunidades e a terem determinação. O Grupo Ponto de Vista, coordenado pelos professores de músicas Caroline Camargo e Denis Martino, também apresentou duas músicas. Já a professora Margareth Teixeira explicou o trabalho da Orientação Educacional; enquanto a psicóloga Sônia Gomes palestrou sobre o tema protagonismo da pessoa com deficiência em programa de reabilitação como um processo a ser construído. Ela falou sobre a importância de se considerar as especificidades de cada um, sua história de vida, objetivos, expectativas e limites.
Os representantes de alunos, Carlos Alberto Ferreira e Cacilda Cibelle Maux Silva, incentivaram os colegas a se empenharem no processo de reabilitação, também se colocando à disposição para ajudá-los. “Cheguei ao IBC introspectiva, pois o escuro é desafiador. Aos poucos, principalmente com a música, fui me abrindo para o mundo. O importante é lembrar que cada pessoa tem um ritmo e lida com a perda visual de forma diferente”, destacou Cacilda.
A partir de agora, para entrar em contato com a Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT), os interessados contam com WhatsApp Business: 3478-4559.