Notícias
Gestão estratégica
Divulgada a primeira versão atualizada do Plano Estratégico Institucional 2020–2023
O PEI apresenta a estratégia da gestão do IBC para um período de quatro anos, com o objetivo de promover a melhoria dos resultados institucionais, sendo uma importante ferramenta para auxiliar a equipe gestora em suas tomadas de decisão.
Conforme determina a legislação que trata da sua elaboração e execução, o PEI/IBC está alinhado com o Plano Plurianual 2020–2023 do governo federal e com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A revisão periódica do documento também está prevista na legislação e é importante para corrigir rumos e aprimorar processos ao longo de sua execução.
Esta primeira revisão foi sistematizada pela Comissão Permanente de Gestão Estratégica (CPGE), com base em indicações e justificativas feitas pelos departamentos e pelo gabinete da Direção-Geral. No dia 14 de outubro, o documento foi submetido à aprovação do Conselho Diretor, que assumiu institucionalmente as competências do Comitê Interno de Governança (CIG).
“O PEI/IBC é um marco na Instituição. É um grande passo na busca de uma gestão mais eficiente e moderna, visando à melhoria do serviço prestado à sociedade. Para esse alcance há necessidade do engajamento de todos”, disse a presidente da CPGE, Érica Deslandes Magno Oliveira.
“É fundamental que as pessoas, sobretudos aqueles que trabalham e estudam no IBC conheçam este documento e entendam os processos por trás dos atos de gestão. Isto é importante até mesmo para que a nossa participação na vida institucional seja mais efetiva, pois baseada em informações relevantes”, concluiu o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.
Tópicos que sofreram revisão:
8) Painel de indicadores e metas – redução de 66 para 65 indicadores, ajustes na redação dos indicadores e na fórmula de cálculo, inclusão e redução de metas estimadas para o presente exercício, alteração na unidade responsável, inclusão de linha de base, além de alteração na redação do objetivo estratégico;
9) Portfólio de projetos estratégicos – alterações de unidade administrativa responsável, período de início / término, nome do projeto, redação do objetivo e principais entregas e o item 12 – referências, com ajustes para atendimento às normas da ABNT.