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GESTÃO
Diretor-geral apresenta sua equipe durante evento de capacitação do Departamento de Educação
Perfilados da esquerda para direita: Ester Alves (chefe DRT); Cristina Souza (coordenadora da baixa visão); Constança Wanderley (diretora substituta DPA); Luís Fernando Romão (diretor DPA); Arlindo Carvalho Junior (diretor DED); Eduardo Moniz (diretor DPPE); Alessandro Pereira (diretor DTE); Carla Maria Alves (chefe de gabinete); Mauro Conceição (diretor-geral); Ana Nóbrega (assessora); Marcelo Chilingue (diretor DMR); Cristina Moraes (assessora) e Cristiane Vales (diretora substituta do DMR).
Foram apontados para a comunidade do IBC a chefe de gabinete Carla Maria Araújo dos Santos Alves, as assessoras: Ana Maria Nobrega Pereira e Cristina Costa de Moraes, os diretores de departamento: de educação - Arlindo Fernando Paiva Carvalho Júnior; de administração - Luís Fernando de França Romão; técnico-especializado - Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira; de pós-graduação e extensão - Eduardo Moniz Vianna Nobre e; médico e de reabilitação - Marcelo Bustamante Chilingue.
Eleição para diretores
Os integrantes da gestão externaram suas expectativas e as preocupações inicias. Coube ao diretor-geral Mauro Marcos Farias da Conceição explicar que, conforme seu plano de gestão, os diretores dos departamentos de Educação (DED) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, mais as coordenações de graduação e dos núcleos avançados, estão ocupando a função de forma interina, pois os responsáveis definitivos serão escolhidos por processo eletivo. “Isso se sustenta na legislação que prevê a gestão democrática e participativa da educação”, comentou o diretor-geral.
Carga horária docente
O diretor-geral também valorizou a discussão sobre a carga horária docente, amplamente promovida entre os professores até o momento, quando afirmou que a proposta, ao ser apresentada, será aplicada de imediato e integralmente respeitada. “O debate já passou pelos docentes que possuem maturidade profissional e social suficientes para levar adiante, bastando encaminhar o estudo”, disse o diretor Mauro.
Teletrabalho suspenso
Ao avisar que a decisão e determinação de suspender novas adesões ao chamado teletrabalho partiu de instâncias superiores, os gestores informaram, também, que para aqueles já autorizados no IBC, antes da última deliberação superior, estes não estão com a prerrogativa extinta, apenas ficou temporariamente suspensa, pela administração entender que estava com necessidade urgente de retorno dos servidores aos seus postos, para realizar da melhor maneira possível a transição de gestão no IBC.
O diretor-geral assumiu o equívoco do não envolvimento da Comissão Permanente do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) na decisão pela suspensão temporária do teletrabalho, entretanto, afirmou que a medida foi extremamente necessária. A chefe de gabinete Carla Maria endossou a importância do chamamento dos servidores nesse momento, para melhor orientação da atuação deles, de modo a garantir a execução dos processos administrativos institucionais. Ela informou ainda que na próxima reunião do Conselho Diretor o assunto será pauta para esclarecimentos e realinhamento.
Conselho Diretor (CD)
Foi divulgado que a partir da próxima reunião do CD já será permitida a fala daqueles que acompanharem a sessão, contudo, apenas os membros do CD poderão votar. Para viabilizar a participação da comunidade nas reuniões, elas passarão a ocorrer, inicialmente, no Auditório Maestro Gurgulino (sala 251).
Grupos de Trabalho (GT)
Uma das estratégias para democratizar as decisões institucionais é a implantação dos GTs. Já estão definidos 9 grupos: Transporte; Teletrabalho / 30h; Restaurante; Alimentação; Saúde e atendimento; Alojamento; Convênio de uso dos espaços e; Responsáveis. “Os GTs terão toda a autonomia para deliberarem dentro da legalidade e para contribuírem procurem as assessoras do meu gabinete”, comunicou o diretor-geral.
Novas Comissões e Fórum Pedagógico
Outros instrumentos democráticos destacados pelo diretor-geral foram a criação da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, de Gênero e Diversidade , instalada no dia 27/1, que será composta por membros da comunidade do IBC, devendo os interessados se manifestarem a respeito pelo e-mail gabinete.ibc@ibc.gov.br , até o dia 15/2; e as promessas de implantação do “Fórum Pedagógico Permanente” e do estabelecimento de comissões de prevenção de acidentes (CIPAs) das empresas prestadoras de serviços no IBC. “O respeito ao outro e a participação estarão sempre presentes na atual gestão do IBC”, frisou o diretor-geral.