Notícias
FUNCIONALISMO
Direção marca presença na reinauguração do Cetremec
Foto no Cetremec onde aparecem perfilados o diretor-geral do IBC Mauro Conceição, o ministro da Educação Camilo Santana e a assessora do IBC Ana Nobrega, no espaço de exposição do centro, ao lado é vista uma das primeiras máquinas de escrever em braille, uma doação ao acervo feita pelo IBC. Crédito da imagem: Comunicação MEC.
Estiveram presentes no evento, ocorrido em 6/5, o diretor-geral Mauro Conceição, acompanhado da assessora Ana Nóbrega, que puderam vivênciar o espaço implementado com recursos de acessibilidade e infraestrutura para a execução de atividades formativas, administrativas e de exposições permanentes e itinerantes, que retratem elementos históricos da educação brasileira. Nas benfeitorias foi resguardada a arquitetura original do prédio.
As salas do edifício, localizado na Avenida L2 Sul, em Brasília (DF), passaram a ter nomes de educadores(as) brasileiros, contemplando questões de gênero, raça e diversidade. No ambiente também existem duas salas 360°, de uso compartilhado e rotativo por todos os servidores da administração pública federal, numa parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A exposição Educadoras e Educadores do Brasil, destaque da reinauguração do Cetremec, homenagea 13 personalidades de trajetórias de vida e produção intelectual importantes para a educação brasileira e que dão nome às salas do complexo, são elas: Abdias Nascimento, Alberto Guerreiro Ramos, Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, Fausto da Silva Mandulão, Leila Nunes, Magda Soares, Nilo Peçanha, Nísia Floresta, Paulo Freire, Heley Batista e Carlos Drummond de Andrade.
Outras ações da programação foram: o anúncio do cronograma dos editais de pós-graduação do Cetremec, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Tocantins (UFTO), em nível de especialização, mestrado e doutorado e, a assinatura da Portaria de convocação, pelo ministro da educação, Camilo Santana, dos 220 novos servidores do MEC aprovados no último concurso.