Notícias
INSTITUCIONAL
Direção Geral do IBC tem agenda de reuniões em Brasília
Silvério Moraes da Cruz (coordenador de Logística e Distribuição/Coled), Alessandro Luiz Xavier (DTE), Nadja Cézar Rodrigues (coordenadora-geral dos Programas do Livro/CGPLI), Mauro Conceição (diretor-geral), Luis Fernando Romão (DPA) e Hortência Santos Oliveira (técnica da Coled), em encontro com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O diretor-geral do Instituto Benjamin Constant, professor Mauro Conceição, e os diretores Luis Fernando Romão, do Departamento de Planejamento e Administração (DPA), e Alessandro Luiz Xavier, do Departamento Técnico-Especializado (DTE) cumpriram um intenso roteiro de atividades durante esta semana, em Brasília. Na pauta, solicitação de recursos e concursos, negociação para avaliação de livros didáticos e literários em braille, além de mediação para novas parcerias.
A agenda teve início na última segunda-feira (22/5), na Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Educação (MEC), quando foram recebidos pela subsecretária Jussara Cardoso e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Laysa de Almeida. No dia seguinte (23/5), a programação incluiu diversas reuniões. A primeira aconteceu na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC, com o subsecretário Adalton Rocha de Matos e Ana Karina, coordenadora-geral de Orçamento.Na sequência, os representantes do IBC foram recepcionados por Leo de Brito, chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Educação. Ainda no MEC, o grupo se reuniu com Carla Jardim, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica; Getúlio Marques, secretário de Educação Profissional e Tecnológica/SETEC) e Alexandre Vidor, assessor do gabinete da SETEC. Na foto ao lado: Mauro Conceição (diretor-geral), Carla Jardim (diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica), Getúlio Marques (Secretário de Educação Profissional e Tecnológica/SETEC), Luis Fernando Romão (DPA), Alexandre Vidor (assessor do gabinete da SETEC) e Alessandro Luiz Xavier (DTE)
Entre terça e quinta-feira, o diretor-geral esteve no Congresso Nacional, apresentando o IBC e estabelecendo contato com as assessorias de deputados federais e senadores para visitas institucionais e destinação de emendas parlamentares ao instituto. Entre eles, os deputados federais Lindembergh Farias, Talíria Petrone, Chico Alencar, Reimont, Márcio Jerry (presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados) e o senador Romário.
A expansão das ações federais do IBC foi tema do encontro realizado na quarta-feira (24/5), com André Ceciliano, secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. No mesmo dia, os diretores do IBC estiveram reunidos com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Na quinta-feira (25/5), o roteiro prosseguiu com a visita ao Ministério dos Direitos Humanos, à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, à Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e Inovação.Nesta sexta-feira (26/5), os representantes do IBC foram recebidos na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Em seguida, na Coordenação Geral de Exames e Instrumentos do I nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discutiram como o IBC pode disponibilizar materiais grafotateis de apoio à prova braille do ENEM. Na foto ao lado: Eniceia Mendes (coordenadora geral de Educação Especial da SECADI), Rodrigo Luppi (chefe de gabinete da SECADI), Luis Fernando Romão (DPA), Zara Figueiredo (secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão-SECADI), Mauro Conceição (diretor-geral) e Marco Melo Franco (coordenador geral de Educação Especial da SECADI).
Na avaliação do diretor-geral, a viagem foi muito positiva. “Tivemos uma semana intensa e extremamente produtiva. Fizemos contatos importantes com parlamentares e representantes do MEC e de outros ministérios e secretarias. Tudo com um único objetivo: conseguir recursos para o IBC e assim garantir melhores condições de trabalho para os trabalhadores do instituto e um atendimento cada vez melhor para nossos alunos e pacientes”, afirmou.
Na foto ao lado: Mauro Conceição (diretor-geral), Luis Fernando Romão (DPA), André Ceciliano (Secretário Especial Adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) e Alessandro Luiz Xavier (DTE). Já na imagem abaixo: Rodrigo Machado (coordenador de Acessibilidade), Luis Fernando Romão (DPA), Anna Paula Feminella (secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Mauro Conceição (diretor-geral).