Notícias
ACESSIBILIDADE
DIB lança Clube do Livro em Braille
Imagem com folhas coloridas representando capa e espessura de um livro, nas cores rosa, vermelha, azul e laranja. Centralizado dentro do espaço em vermelho, que representa a capa de um livro, há uma mão branca com o dedo indicador apontando para os pontos braille, em que se lê: "CLB". Abaixo da imagem do livro, há um semicírculo na cor azul e, ao centro, lê-se, também em letras azuis: "Clube do Livro em Braille".
Nos últimos anos, os clubes do livro estão fazendo sucesso no Brasil e no mundo. Uma forma de compartilhar ideias, opiniões e experiências a partir da leitura de um livro. O Instituto Benjamin Constant, por meio da Divisão de Imprensa Braille, acaba de lançar uma iniciativa pioneira que irá disponibilizar obras em braille, incluindo o público cego. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18/10), durante a I Feira Literária Inclusiva (FLI), que prossegue até domingo (20/10), no IBC.
Assim como os clubes do livro convencionais, o Clube do Livro em Braille vai promover a realização de leituras em conjunto que, a cada três meses, serão discutidas pelo grupo, de forma remota. Os livros serão impressos na gráfica da Imprensa Braille do IBC e enviados pelos Correios, via cecograma (serviço gratuito de correspondência com conteúdo impresso em braille), para a residência dos sócios.
“Como o nosso público é muito específico, estamos fazendo uma sondagem, via formulário, para saber a faixa etária e o nível de escolaridade das pessoas interessadas em participar do Clube. Temos uma lista com mais de 600 obras já transcritas que poderão ser disponibilizadas”, explicou Hyléa de Camargo Vale Assis, coordenadora da Divisão de Imprensa Braille e uma das idealizadoras do projeto.
Participar de um clube do livro pode ajudar a criar o hábito de leitura. Afinal, como as reuniões são agendadas, os sócios têm a “responsabilidade” de terminar de ler a obra até o próximo encontro. Uma outra vantagem do clube é entrar em contato com leitores que possuem gostos diferentes e conhecer autores, obras e gêneros literários até então desconhecidos.
Para fazer parte do Clube do Livro em Braille, preencha o formulário.