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RECONHECIMENTO
Conheça os trabalhos premiados no CONIN
Na cerimônia de encerramento do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant, realizada nesta quinta-feira (10/11), as professoras Valéria Rocha Conde Aljan e Elise de Melo Borba Ferreira (diretora do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) anunciaram os trabalhos premiados.
Durante os quatro dias de evento, pesquisadores e profissionais de universidades e instituições de Norte a Sul do país compartilharam suas experiências de forma presencial e remota. Congressistas do Amazonas ao Rio Grande do Sul, passando por Maranhão, Rio Grande do Norte, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e, claro, Rio de Janeiro, apresentaram suas vivências com a deficiência visual.
A submissão dos trabalhos considerou os relatos de experiências (pôster) destinados a estudantes (graduação, mestrado e doutorado) e as comunicações científicas voltadas para profissionais.
Vencedores na categoria Pôster:
- A criança cega e o processo de pré-escrita e pré-leitura braille, de Thalita Nilander e Bianca Della Líbera (IBC);
- Educação Inclusiva no Ensino Superior: Relato de Experiência do Projeto de Extensão Ledor Amigo no Ensino Remoto, de Carlos Henrique da Silva Oliveira, Luciana Silva Torres Matsushita e Cladice Nobile Diniz (todos da UniRio) e
- Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual, de Rodolfo de Almeida Lima Castro (Fiocruz), Sonia Regina Gomes da Rocha (IBC) e Thaís Ferreira Bigate (IBC).
Vencedores na categoria Comunicação oral sem recurso educacional:
- A concepção de pessoas com deficiência visual sobre o uso das redes sociais durante a pandemia, de Isabela Gastaldi da Costa (UFSCar);
- Projeto Parasitologia Tátil: ensino, extensão e inovação pela inclusão, de Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Eduarda Santos Emerick Lima (MDA) e Patricia Riddell Millar (UFF) e
- De estudante para estudante: construindo materiais didáticos inclusivos de ciências e biologia para deficientes visuais em Projetos de Iniciação Científica Júnior (PIC-JR), de Natasha Conceição Gomes de Carvalho (CPII) e Vanessa Gomes Santos Gonçalves (CPII).
Vencedores na categoria Comunicação oral com recurso educacional:
- Maquetes interativas como material didático inclusivo, de Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena e Diego Alves Ribeiro (ambos da UNESP);
- O dia a dia nas universidades junto às pessoas com deficiência visual: a construção de um guia contra o capacitismo, de Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Fernanda Taschetto (UFSM) e Mônica Corrêa de Borba Barboza (UFSM) e
- Projeto Parasitologia Tátil: ensino, extensão e inovação pela inclusão, de Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Eduarda Santos Emerick Lima (MDA) e Patricia Riddell Millar (UFF).