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I Conin
Direção-Geral do IBC promove live de lançamento do evento
A contagem regressiva já começou. Faltam seis meses para o início do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (CONIN), evento tão aguardado pela comunidade interna e externa do IBC. O diretor-geral da Instituição, professor João Ricardo Figueiredo, e a diretora do Dep. de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), professora Elise de Melo Borba Ferreira, irão conversar sobre os objetivos e o formato do Congresso.
Para acessar a sala do lançamento oficial do CONIN, clique neste link, inscreva-se no canal do IBC e ative as notificações.
Para Luiz Paulo Braga, supervisor da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DPP) e coordenador geral do CONIN, a live será uma oportunidade de os públicos de interesse terem acesso a mais informações sobre o Congresso. “Além de ser um convite à própria comunidade do IBC a se engajar no evento, submetendo propostas de minicursos, mesas-redondas e oficinas, cujos períodos de submissão começam no próximo dia 16”, destacou.
Um comitê científico, coordenado pelos professores Raffaela Lupetina e Fábio Bernardo, está à frente da programação e a previsão é de que entre os palestrantes estejam profissionais do próprio IBC, de instituições parceiras no Brasil e no Exterior. “Queremos consolidar um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo pelo Instituto de interação das áreas de conhecimento e de compartilhamento de experiências e saberes na temática da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdo-cegueira”, afirmou Luiz Braga, lembrando que o Instituto já mantém uma troca com estudiosos brasileiros e estrangeiros (de Portugal, Angola, França e Índia, por exemplo), seja por meio dos grupos de pesquisa ou da Revista Benjamin Constant.
Saiba mais sobre o CONIN
O congresso terá como tema “Deficiência visual e suas interfaces: Educação, Saúde e Tecnologia” e estará estruturado a partir de três eixos temáticos: Saberes e práticas na educação de pessoas com deficiência visual; Tecnologia assistiva na temática da deficiência visual; e Saúde, bem-estar e qualidade de vida na deficiência visual. Será realizado em formato híbrido, com atividades exclusivamente presenciais, exclusivamente remotas e híbridas (presenciais com transmissão e interação dos congressistas remotos).
As inscrições serão realizadas no período de 25 de maio a 31 de julho de 2022. Ao todo são 600 vagas, sendo 150 para congressistas presenciais (50 apresentadores de trabalho e 100 ouvintes) e 450 para congressistas remotos (50 apresentadores de trabalho e 400 ouvintes). As vagas para congressistas ouvintes serão preenchidas por ordem de chegada das inscrições; já o preenchimento das vagas dos congressistas apresentadores de trabalhos dependerá do aceite dos trabalhos - conforme os editais 6, 7, 8 e 9 que regulamentam as submissões e as escolhas - pelo Comitê Científico do evento.
O I Congresso Internacional do IBC será 100% gratuito, assim como todas as demais entregas do Instituto à sociedade.
Mais detalhes na página do evento.