Notícias
FESTA
Comunidade do IBC celebra 169 anos com música
Card fundo marrom e foto preta e branca do IBC e letras marrons. Mosaico com 4 fotos, Banda Fuzileiros Navais, apresentações de alunos do curso técnico em Instrumento Musical, Grupo Ponto de Vista e Trio Jobim nas Escolas. Ao centro, "Comunidade do IBC celebra 169 ano com música."
A manhã desta segunda-feira (18/9) foi de festa e emoção para as dezenas de pessoas que acompanharam as atividades comemorativas do 169º aniversário do Instituto Benjamin Constant. A programação teve início logo cedo com o hasteamento das bandeiras pelos alunos Sophia da Silva Neri, João Pedro Carvalho Barbosa e Kayane Pérola da Silva, da educação infantil; Levi Neres Queirós e Sophia Oliveira Lemos do primeiro segmento; Manuela Parente da Cunha e Wendel de Andrade Severiano, do segundo segmento; e Mônica Linhares Guedes, da reabilitação. Durante a solenidade, que contou ainda com a presença dos diretores, chefe de gabinete e assessores, a banda dos Fuzileiros Navais executou o hino nacional. (abaixo foto do hasteamento das bandeiras)
O evento teve prosseguimento no teatro com os músicos da banda apresentando seus instrumentos para uma plateia atenta e curiosa (na foto abaixo à esquerda o público do Teatro Benjamin Constant e, na foto abaixo, o mestre da banda, suboficial Gama, com 3 músicos, apresentam os instrumentos de percussão).
A música foi o destaque da festa, que contou ainda com apresentações de Giovane de Souza Bezerra, Juliana Aparecida Ferreira Gonzaga, Luiz Henrique de Jesus de Moraes e Marcia Faria Ferreira, alunos do curso técnico em Instrumento Musical, sob a coordenação dos professores Caroline Camargo e Rafael Muricy (na foto abaixo à esquerda); e do grupo Ponto de Vista, formado pelos alunos reabilitandos Alexandre Campelo Marques, Cibele Maux Silva, Eli Gomes da Silva Filho, Helena Maria de Azevedo, Iris Paschoal Leandro, Jorge Roberto Monteiro, Leonice Oliveira Antônio de Morais, Luciane Pereira da Silva e Renato Tomaz da Silva, com coordenação dos professores Caroline Camargo, Denis Martino e Vanessa Zardini (na foto foto abaixo ao Centro). Em seguida, o "Trio Jobim nas Escolas", composto pelos músicos José Staneck, Jefferson Lescowich e Luiz Otávio Paixão, ex-aluno do IBC, interpretou composições do maestro Tom Jobim (na foto abaixo à direita).
Destaque ainda para a exposição Manifesto Artistas de Ganho, com trabalhos produzidos por alunos do PROEJA (na foto o público manuseia as peças de cerâmica). A mostra foi inaugurada hoje, no Espaço Cultural, e prossegue até o final da semana.
Depoimentos - Os representantes dos alunos tiveram vez e voz. Francisco Ryan Rodrigues, do ensino básico, falou sobre o papel do IBC na sua vida: "Encontrei aqui um bom lugar para seguir a minha vida e aprender a decidir o que eu quero ser no futuro. Tenho do IBC muitas histórias e bons significados", afirmou. Mesmo sentimento compartilhado por Maria Vitória Carvalho Melo, aluna do curso técnico.
Pedro Henrique de Oliveira Silva, representante da pós-graduação, ressaltou que, “o IBC não está comemorando existência e, sim, resistência”. Ele destacou que vivemos numa sociedade tradicionalmente visual e por isso o Instituto desempenha papel muito importante na formação de profissionais que se dedicam a um atendimento humano.
Já o reabilitando Carlos Alberto Ferreira da Silva salientou a importância da convivência entre videntes e não videntes. "Daqui podemos sair independentes, mas não adiantará o IBC existir, os professores estarem presentes, se você evitar o convívio com pessoas que enxergam. Ser sociável é muito importante para a inclusão”, lembrou.
Para Ana Regina Espíndola, da Associação de Ex-Alunos do IBC, a data é significativa para valorizar a responsabilidade do Instituto na formação de muitos cidadãos. “São advogados, professores, massagistas, donas de casa... todos no mesmo parâmetro de pessoas individualmente únicas e especiais. Antes da deficiência, existe o ser humano; não importa a posição social e profissional, somos singulares, assim como o IBC é único naquilo que sempre oferece ao longo de 169 anos”, finalizou.
Em seu discurso, o diretor-geral, professor Mauro Marcos Farias da Conceição, enfatizou que em 2023 se comemora o primeiro aniversário na nova gestão e em um novo governo que valoriza a educação e respeita as diferenças. “Tenham a certeza que continuaremos juntos na construção de um IBC que seja sinônimo de educação de qualidade, de inclusão e de respeito não só às pessoas com deficiência visual, mas também aos negros, mulheres, à população LGBTQIA+, enfim, a todos os cidadãos”.
O diretor-geral fez questão de lembrar que os parabéns deveriam ser estendidos a todos que fizeram e fazem o IBC: “São pessoas que não estão nos livros, mas podem ser vistos nos corredores, nas salas de aula, na biblioteca, no refeitório, na gráfica, nos consultórios, nos centros cirúrgicos no ginásio, no pátio, na praça do ‘Ledor’... São professores, técnicos, médicos, residentes, estagiários, trabalhadores terceirizados, voluntários e, principalmente nossos alunos e ex-alunos. E ainda de mães, pais, avós, tios, irmãos que, muitas vezes, abrem mão de suas próprias vidas para acompanharem os filhos, netos, sobrinhos aqui no Instituto. A festa é de todos vocês”.
Na foto abaixo os oradores, sentados: Carlos Alberto, Francisco, Mauro Marcos, Ana Regina, Maria Vitória e Pedro Henrique.
Convidados - Entre os presentes, Décio Nascimento Guimarães, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, representando o Ministro da Educação, Camilo Santana; Lindbergh Farias, deputado federal; Fred Pacheco, deputado estadual e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Luciana Novaes, vereadora e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Solange Rocha, diretora-geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Elaine Carrilho, diretora do Museu Casa de Benjamin Constant, órgão do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura; Wellington Santos, do Instituto Fernando Sabino; Ully Rios, da Escola Britânica; Melque Lima, da Direção de Ações Estudantis da Universidade Federal do Amapá; Julison Pinho, representando o deputado federal do Amapá, Augusto Puppio; Raphael Gattás, assessor da deputada federal Laura Carneiro. E ainda a presença dos ex-diretores do IBC: Erika Deslandes Magno Oliveira, João Ricardo Melo Figueiredo e Maria Odete Santos Duarte.
Agradecimentos – A festa do aniversário do IBC teve a participação de muita gente que ficou nos bastidores, mas que teve papel fundamental para o sucesso do evento. Então, fica aqui o agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram com o evento. E como afirmou o diretor-geral, em 2024 estaremos reunidos para comemorar mais um aniversário do IBC, “mas a contagem regressiva começa agora. Que venham os 170 anos!”