Notícias
CARNAVAL PEDAGÓGICO
Comunidade do IBC abre o Carnaval 2025 com alegria e inclusão
Desfile do Bloco do IBC em direção ao Baile, os foliões estão percorrendo a alameda lateral do IBC em direção ao complexo esortivo, local do Baile de Carnaval.
O Instituto Benjamin Constant (IBC) brincou o Carnaval com entusiasmo e tradição. As festividades ocorreram nos dias 25 e 26 de fevereiro e envolveram toda a comunidade escolar em um verdadeiro mergulho na maior manifestação cultural do Brasil.
No dia 25, professores e servidores promoveram um cortejo pelos corredores do segundo andar do Instituto. Essa iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, foi uma oportunidade para os alunos vivenciarem essa tradicional festa e aprenderem mais sobre nossa cultura. Com fantasias, estandartes, instrumentos musicais, confetes e serpentinas, o cortejo trouxe a energia do Carnaval. Para tornar a experiência ainda mais completa, os alunos aprenderam previamente, em sala de aula, as principais marchinhas carnavalescas, tornando o momento interativo e educativo. Este primeiro dia serviu, também, para a adaptação dos alunos mais novos, das séries iniciais, aos sons e as movimentações de pessoas muito peculiares e desconhecidos por alguns dos pequenos.

- Desfile de Carnaval das séries iniciais nos corredores do IBC, oportunidade de alegria e adaptação para o bloco e baile de Carnaval do dia 26/2.
No dia 26, as comemorações ganharam mais brilho com o concurso de fantasias, realizado no hall do Teatro Benjamin Constant. A criatividade foi o ponto alto do evento, com participantes exibindo trajes inovadores e divertidos. Entre as fantasias, destacaram-se caracterizações inspiradas no Oscar, super-heróis e personagens do cinema. Conheça o que saiu no nosso Instagram sobre este dia.
Após o concurso, ocorreu o Cortejo Oficial do IBC. O bloco deste ano recebeu o nome "Ainda Estou Aqui", em homenagem ao filme brasileiro que concorre ao Oscar. A escolha do nome foi simbólica, pois a casa onde o filme foi rodado está localizada na Urca, mesmo bairro que abriga o Instituto desde 1891, ou seja, quase 135 anos no bairro. O IBC foi criado em 1854.
O Carnaval do IBC reuniu toda a comunidade escolar, incluindo servidores, funcionários, alunos, ex-alunos, familiares. O evento contou com muita música e água gelada para refrescar os foliões em meio ao calor intenso do Rio de Janeiro. Contribuiram na musicalidade do evento, além dos professores de música, os integrantes da Orquestra Vibrações: Vinício Pereira, Alex Alves, Ismael Marques, Carolina Gerdy, Luciano Baptista, Acauã Pozino, Samuel e Alexandre Marques; mais os músicos convidados: Luis Claudio Soares, Ryan Pereira, Marcelo Pereira, Sarah Soares, Isac Soares e Yasmim Maia.
O cortejo deste ano também marcou um avanço importante para a inclusão: crianças da Escola NAU, localizada próxima ao Instituto participaran do desfile que percorreu a Avenida Pasteur, no trecho em frente ao IBC. Esse gesto reforça o compromisso do Instituto em se abrir cada vez mais à comunidade e ampliar sua interação com o entorno. A festa seguiu pelo interior do Instituto e culminou em uma celebração entre o campo de futebol e a piscina, onde aconteceu um bailão de Carnaval.
Para encerrar as festividades de maneira refrescante, a piscina do Instituto foi liberada para todos, proporcionando um momento de lazer e alívio térmico. O Carnaval do IBC foi mais uma vez um sucesso, reforçando a tradição da festa e promovendo inclusão e alegria entre toda a comunidade.
Acesse as Dicas para interagir com foliões com deficiência visual, uma reels no Instragram do IBC. Como bônus, mais imagens do Carnaval 2025 no IBC.
Viva o Carnaval do IBC! Até o próximo ano!