Notícias
SERVIÇO
Café com Palavras promove sua 9ª sessão
Foto do Auditório Maestro Gurgulino durante dinâmica da psicóloga Andréa e do orientador educacional Júlio, ambos de pé, com os responsáveis dos alunos.
O projeto Café com Palavras é uma ação desenvolvida desde março pela psicóloga Andréa Mazzaro, com a colaboração do orientador educacional Júnior Ferreira e, a partir deste mês, conta, também, com a ajuda do assistente social Ricardo Leão. A proposta da atividade é criar conexões afetivas entre os responsáveis dos alunos (mães, pais, avós etc.) para que eles possam suportar melhor as exigências do cotidianos, com suas inúmeras adversidades. "O que faz a gente gostar de estar em um lugar são as conexões que estabelecemos com as outras pessoas", contou Andréa.
Para motivar o engajamento nas sessão do projeto e também o protagonismo nas questões além dos muros do IBC, tais como: capacitismo, acessibilidade, educação e empregabilidade; cada texto apresentado e discutido traz uma temática diferentes. "As discussões dos textos ajudam a suavizar a rotina árdua e a poetizar as nossas subjetividades e sentimentos, para refletirmos sobre a realidade", explicou Ricardo.
O retorno do trabalho pode ser verificado na presença cada vez maior, no interesse crescente pelas crônicas, poesias e demais textos, nas intervenções mais frequentes dos responsáveis durante os encontros, na iniciativa de chamar novos participantes e no sorriso no rosto durante as sessões e conversas informais nas dependências do IBC. "O sorriso pode ser considerado o principal retorno do projeto", disse a psicóloga.
Para Cláudia Valéria, mãe de Thiago Gouvêa - aluno do 8º ano do ensino fundamental, "ter um ambiente para conversar e descontrair um pouco deixa tudo mais leve". Já Lucineide Galdino, mãe de Juliana - aluna do ensino médio, externou a sua gratidão pela dedicação da psicóloga com os alunos e, também, com elas. A mãe relatou que a excelência da atuação da Andréa pode ser avaliada pela iniciativa de sua filha em procurar a profissional para atendimento. "O trabalho com as mães incentiva a nossa união e, ao longo dos anos, os alunos são assistidos com instruções naquilo que necessitam e passaram a confiar na Andréa", comentou Lucineide.