Notícias
JUDÔ
Atletas do IBC são medalhistas na Inglaterra
Foto dos atletas com suas medalhas no peito, da esquerda para direita: Wilians Araújo, Brenda Freitas e Sérgio Júnior.
Pela primeira vez, Wilians Araújo conquistou ouro na competição individual desse campeonato, na categoria classe J1 (para cegos totais), acima dos 90k. Wilians se sagrou campeão com um ippon contra o judoca Ilham Zakiyev, do Azerbaijão, derrotado pelo brasileiro na final do último Campeonato Mundial, realizado em Baku, em novembro do ano passado.
Wilians também ganhou medalha de bronze na modalidade equipe, ao lado de outros dez atletas, entre eles o judoca Sérgio Jr – ambos ex-alunos do Instituto Benjamin Constant e integrantes do Programa Esportivo de Alto Rendimento (PEAR) do IBC. Na mesma competição, a judoca Brenda Freitas ficou em terceiro lugar individual e foi campeã por equipe. Ela também é integrante do PEAR, que é coordenado por Fábio Brandolin e tem o sensei Antônio Jr como professor da equipe de judô.
A competição, realizada em Birmingham, na Inglaterra, reuniu 236 judocas de 42 nacionalidades. A equipe brasileira conquistou sete medalhas individual, das quais duas são de judocas do IBC. No torneio por equipe, os três atletas do IBC foram medalhistas.
Com a última atualização, os judocas do IBC ocupam a seguinte classificação no ranking mundial que garante vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024:
Wilians Araújo: 1ª do ranking Mundial na categoria J1 +90kg com 1170 pontos.
Brenda Freitas: 1ª do ranking Mundial na categoria J1 -70kg com 1020 pontos.
Sérgio Junior: 7ª do ranking Mundial na categoria J2 +90kg com 295 pontos.
Saiba mais sobre os Jogos Mundiais da IBSA 2023
A competição é organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos e acontece na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e na CBS Arena, em Coventry, até o dia 27 de agosto. Em sua sétima edição, reúne mais de 1.250 atletas de 70 países que disputam as seguintes categorias: futebol de cegos (dentro da Copa do Mundo), goalball, tiro com arco, xadrez, críquete, futebol B2/B3, powerlifting, showdown, boliche e tênis.