Notícias
EDUCAÇÃO
Alunos participam de exposição sobre povos indígenas
Alunos sentados no piso de madeira de salão do IBC, confeccionam adereços e utensílios típicos dos povos indígenas, adaptando sucatas como matéria prima.
O evento idealizado pela coordenadora do primeiro segmento do ensino fundamental Kátia, juntamente com as professoras Angélica, Maria Luzia, Alice Martins, Luciana, Tainá, Juliane e a estagiária Iracema Oliveira, foi direcionada aos alunos desse segmento e, posteriormente, foram convidandos os alunos do segundo segmento do fundamental e do ensino médio técnológico.
Além de expostos, os objetos da mostra puderam ser manuseados. Outra atividade realizada durante a exposição foram as oficinas de confecção de adereços e utensílios, tais como: colar, pulseira e chocalho. Na foto ao lado, alunos vivênciam o movimento da remada, em canoa e remos feitos de papelão. A imagem abaixo exemplos da alimentação consumida pelos povos originários do Brasil.
Outras comemorações do Dia dos Povos Indígenas no IBC
Na véspera, o IBC também homenageou a data dos Povos Indígenas - 19 de abril - com evento transferido do Ginásio Nelza Maria Gonçalves, por questão climática, que prejudicou o deslocamento na área externa, sendo realizado no Teatro Benjamin Constant (como registrado nas fotos abaixo - na imagem à direita a chefe de gabinete Carla Alves aparece registrando a dinâmica de apresentação). Nessa ação socioeducativa, organizada pela " comissão da diversidade ", os representantes da cultura indígena vieram ao IBC falar à comunidade sobre sua cultura e história e os presentes curtiram uma programação com apresentações artísticas, as crianças tiveram contatos com plantas e ervas e dançaram o carimbó.
Depoimento de representante de povos indígenas também foi conteúdo de podcast que deu voz a mãe de povo originário, clique aqui e escute . No áudio vamos ouvir uma mulher indígena e mãe de uma pessoa com deficiência, falar um pouco sobre a importância dessa data e os desafios por ela enfrentados na luta pela inclusão.