Notícias
ELEIÇÃO
Alunos do IBC escolhem hoje (31/5) representante do Conselho Diretor
Na foto, uma aluna colocando seu voto na urna.
A eleição para representante discente no Conselho Diretor do Instituto Benjamin Constant conta com dois candidatos: Daiane Santana da Silva (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) e Wendel Severiano (8º ano do Ensino Fundamental). Estão aptos a votar os alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental até a educação profissional técnica de nível médio (qualquer idade e turma) e que reconheçam as cédulas por meio do número do candidato ou nome.
O resultado da eleição será divulgado nesta quarta-feira (1/6) e o eleito terá um mandato de dois anos. O planejamento da eleição contou com o apoio da Coordenação do segundo segmento, Flávia Pascoalino e Karine Pereira; assistente da DAE, Jane Pereira; Orientação Educacional, Júnior Ferreira; secretário da DOE, André Gustavo e o estagiário Luis Phillippe.
Saiba mais sobre o Conselho Diretor - Responsável pela proposição das diretrizes básicas que norteiam o funcionamento de todas as atividades do IBC, de acordo com as políticas estabelecidas pelo governo federal, através do Ministério da Educação. O Conselho Diretor se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário.
Como órgão colegiado máximo da Instituição, o Conselho também participa da elaboração do planejamento global da Instituição, acompanhando sua execução; opina sobre a proposta orçamentária a ser encaminhada à autoridade competente; normatiza a criação de comissões e comitês, aprovando seus regimentos internos e suas deliberações; estabelece critérios para a realização de concursos públicos para o IBC, dentre outras atribuições.
Conselho Diretor tem a seguinte formação:
- diretor-geral do IBC (presidente);
- diretores dos departamentos ou seus substitutos legais;
- 1 representante dos alunos ou o seu suplente, eleito por seus pares,
- 1 representante dos servidores docentes ou o seu suplente, eleitos por seus pares;
- 1 representante dos servidores técnico-administrativos ou o seu suplente, eleito por seus pares;
- 1 representante da Associação de Pais, Amigos e Reabilitandos do IBC ou seu suplente, na qualidade de pai de aluno efetivo, eleito por seus pares.
Os membros do Conselho exercem uma função relevante, não recebendo por ela nenhuma remuneração. Aqueles que são eleitos têm mandato de dois anos; os permanentes, enquanto ocuparem os cargos de direção, sendo substituídos por seus sucessores. Os membros que fazem parte do quadro de servidores da Instituição não poderão acumular funções na CPPD e CPPTA durante o tempo em que fizerem parte do Conselho.
A criação do Conselho Diretor está prevista no Regimento Interno da Instituição, de 17 de abril de 1998.