Notícias
INTERCÂMBIO
Alunos de universidade paulista visitam IBC
Os alunos de Graduação em Matemática, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro, foram divididos em dois grupos, nesta quarta (18) e quinta (29). Recebidos pela assessora Maria da Glória de Souza Almeida e pela professora Márcia de Lourdes Carvalho de Oliveira, eles conheceram as instalações, as atividades desenvolvidas, os serviços prestados e parte da história do Instituto, que se confunde com a história da educação de pessoas com deficiência visual no Brasil.
Os estudantes percorreram diversos espaços, como o complexo esportivo, teatro, imprensa braile, sala de material didático especializado, sala de maquetes, além de conversar com professores de matemática.
A professora Rúbia Barcelos Amaral Schio, que acompanhou os alunos da Unesp, explicou que a motivação da visita foi o fato de o curso de Matemática oferecer uma disciplina em educação especial e inclusiva . Para ela, foi uma oportunidade riquíssima de troca de experiências. “Tivemos acesso a vários recursos que podem ser construídos pelo próprio professor. Ou seja, é possível encontrar alternativas para incluir o aluno com deficiência de forma respeitosa, integral e completa”, destacou.
Rúbia afirmou que tanto como professora, mas principalmente como formadora de professores, percebeu que pode contribuir para que os futuros profissionais saiam da universidade mais cuidadosos e reflexivos para trabalhar a questão da inclusão. “Ainda e stou extasiada. Por mais que que já tivesse conhecimento do trabalho desenvolvido pelo IBC, ver de perto os detalhes, o cuidado, o amor e o respeito dedicados aos alunos são fonte de inspiração. Todo educador deveria visitar o Instituto Benjamin Constant para rever suas práticas”, concluiu a professora.
Os visitantes - O curso de Matemática da Unesp-Campus de Rio Claro, foi criado em 1959. Além da graduação, oferece Programa Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), que é o mais tradicional do país nessa área; Programa de Mestrado em Matemática (PGMAT), Mestrado em Matemática (pólo São José do Rio Preto), Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que é coordenado pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).