Notícias
PESQUISA
Alunos de pós-graduação participam de Jornada Acadêmica
Descrição do card: com fundo em degrade do branco para azul claro e letras azuis. Na margem superior central, imagem de lupa e na parte de dentro as siglas PPGEDV - IBC e também escrito em Braille. Ao lado com fundo cinza "Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual." Texto: "Instituto Benjamin Constant, Jornada Acadêmica da Pós-Graduação, 11 a 13/12, 8h às 17h, Auditório Maestro Gurgulino de Souza".
Alunos do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual e da Especialização em Metodologias de Ensino com Ênfase na Deficiência Visual irão apresentar o andamento dos seus trabalhos finais de curso com a demonstração de seus referenciais teóricos, objetivos, aspectos metodológicos e possíveis resultados.
Confira a programação completa:
Quarta-feira (11/12)
9h - Débora Sanchez Alterações apresenta “Grafia Química Braile: percepções dos usuários cegos”, com orientação do professor Aires Silva
9h40 - Danuza de Mattos apresenta “Da Ciência do Micro à Sensibilidade do Macro - processo de construção coletiva de uma coleção multissensorial de microscopia para aulas de ciências do ensino fundamental”, com orientação da professora Naiara Rust
* As duas apresentações terão mediação do professor André Luiz
10h20 - Itacy Huergo apresenta “Explorando a literatura infantil na perspectiva da deficiência visual”, com orientação da professora Mariana Domingues
11h - Anderson Barros apresenta “O Ensino sobre Mobilidade Urbana na Escola Inclusiva: uma condição para a construção da cidadania”, com orientação do professor André Luiz
11h 40 - Raquel Barros apresenta “O uso do microscópio como instrumento educativo para pessoas com deficiência visual em museus de Ciências”, com orientação da professora Luciana Arruda
* As três apresentações terão mediação da professora Angélica Beta
13h30 - Patrícia Botelho apresenta “O Gênero Textual Fábula: uma sequência didática acessível no contexto da deficiência visual”, com orientação da professora Márcia Gomes
14h10 - Yrian LIana apresenta “A importância do material didático adaptado para o ensino de crianças com deficiência visual: uma experiência tátil”, com orientação do professor Fernando Ferreira
14h50 - Mariana Gomes apresenta “Proposta metodológica de ensino de uma língua adicional para pessoas com deficiência visual”, com orientação da professora Karine Vieira
* As três apresentações terão mediação do professor Robson Lopes
15h30 - Sandra Lopes apresenta “Ensino de Artes Visuais para pessoas com deficiência visual”, com orientação do professor Thiago Duarte
16h10 - Patrícia Santiago apresenta “O processo de Avaliação da Aprendizagem e adaptação de instrumentos avaliativos para alunos com deficiência visual”, com orientação da professora Angélica Monteiro
16h50 - Ana Luiza apresenta “O ensino do gênero textual charge para alunos com deficiência visual: uma proposta de sequência didática”, com orientação da professora Patrícia Rosa
* As três apresentações terão mediação do professor Fernando Ferreira
Quinta-feira (12/12)
8h40 - Shirley Costa Pereira apresenta “O processo de alfabetização do aluno com deficiência visual no ensino comum”
9h10 - Simone Silveira Lopes Fonseca apresenta “Modos brincantes no cotidiano da criança com deficiência visual em pandemia”
9h40 - Laís Lopes da Silva apresenta “A alfabetização de crianças cegas ou com baixa visão”
10h30 - Aline Bittencourt Medeiros apresenta “O uso de tecnologia assistiva para o ensino de pessoas com deficiência visual, foco em baixa visão no município de Mendes”
11h - Lucélia Gomes Costa Machado apresenta “Ludicidade como ferramenta de ensino na alfabetização de crianças cegas”
11h30 - Fabíola Vianna da Costa Nunes apresenta “Princípios do direito fundamental à educação e inclusão da pessoa com deficiência visual”
13h - Maria Regina de Oliveira Baddini apresenta “Favorecendo a alfabetização de crianças cegas com objetos de referência”
13h30 - Maria Luzia Campos Vieira apresenta “A importância da prática de leitura afetiva no processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual”
14h - Cristiane de Jesus Almeida dos Santos apresenta “Psicopedagogia na inclusão social: uma análise sobre o apoio psicopedagógico no aprendizado ao deficiente visual”
14h30 - Jorge Fiore de Oliveira Júnior apresenta “Criando cursos à distância acessíveis para pessoas com deficiência visual: uma proposta de formação continuada”
15h - Selma Aparecida Coltro apresenta “O jogo da compreensão”
15h30 - Rosane de Morais Faria Nunes apresenta “Rotinas Táteis como ferramenta de inclusão para alunos com deficiência múltipla sensorial visual: um estudo de caso”
16h - Angélica Cristina Rodrigues dos Santos apresenta “Roteiro pedagógico acessível para educação escolar e em espaços museais: uma visita ao Museu Nacional”
16h30 - Silvane Silveira Lopes Saraiva apresenta “Objetos de referência: contribuições educativas do atendimento educacional especializado para famílias”
Sexta-feira (13/12)
8h10 - Thaís Alves Fernandes Corrêa Moraes apresenta “O interior da Terra: guia digital com propostas de materiais didáticos acessíveis para o ensino de Geografia de alunos com deficiência visual”
8h40 - Juliana Yukie Torres Tasaka apresenta “As partes da planta: a multissensorialidade no ensino de Ciências para crianças com deficiência visual nos anos iniciais”
9h10 - Thaís Fortunato de Mendonça apresenta “Produção de um guia didático para professores: o uso de materiais didáticos adaptados através do processo de termoformagem”
9h40 - Natacha Ruback da Silva apresenta “Audiodescrição: um recurso de acessibilidade”
10h30 - Bianca Vargas Tolomei apresenta “Uso de chatgpt para adaptação de material didático para deficientes visuais”
11h - Paula da Hora Braz da Silva apresenta “As técnicas da bengala longa para a inclusão das pessoas com deficiência visual”
11h30 - Natália Almeida Sant'Anna apresenta “Bioma Amazônia: desenvolvimento de uma sequência didática brincante para estudantes da educação infantil”
13h - Joana Soares Brito Guedes apresenta “Letramento Matemático para Crianças com Deficiência Visual: prática acessíveis e interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental”
13h30 - Heverton de Souza Bezerra da Silva apresenta “Material grafo-tátil: ferramenta complementar ao ensino do programa excel para pessoas cegas”
14h - Alice Maria de Araújo Almeida Martins apresenta “Caminhos táteis e literários: uma jornada inclusiva na alfabetização da criança cega através da criação de histórias acessíveis”
14h30 - Matheus do Nascimento Barreto apresenta “Acessibilidade para estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física escolar”
15h - Vinicius Ramalho Calçada apresenta “O jogo de xadrez como uma ferramenta lúdica de aprendizagem para o aluno com deficiência visual”
15h30 - Bárbara de Andrade Sant'Anna apresenta “Prática docente frente ao letramento do estudante cego no ensino superior”
16h - Tainá Cristine Andrade Alves apresenta “A brinquedoteca como um espaço potencializador do brincar pedagógico do estudante cego nos anos iniciais”