Notícias
INTERCÂMBIO
Alunas do IBC são palestrantes em evento na Zona Oeste
Andreia Meireles de Souza, Kelly Cristina da Silva e Yndiana Cabral Gouveia Viana discursaram, no dia 28/8, durante a "Semana da Inclusão e Conscientização sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência", promovida pela Escola Municipal Eduardo Rabelo, localizada em Santa Cruz. O bairro é distante aproximadamente 50 km do IBC, sendo um dos mais afastados da região central do municipio do Rio de Janeiro. As alunas foram acompanhadas pelos professores Alex Fraga e Joyce Miranda.
"Estar nesse evento e poder falar um pouco das minhas experiências e dificuldades foi gratificante, principalmente por mostrar que existem muitas barreiras a serem superadas, mas que com determinação e vontade nossos sonhos podem sim se tornar reais. Maravilhoso poder inspirar outras pessoas a serem protagonistas da sua própria história", comentou Kelly Cristina.
O público-alvo formado, em sua maioria, por alunos e professores da educação básica, incluindo profissionais da sala de recursos da escola, pôde conhecer um pouco mais sobre o IBC, o seu papel na inclusão da pessoa com deficiência visual e o seu trabalho na produção de material especializado e adaptado.
"O ambiente escolar me enche de alegria, pois sou apaixonada por ele. Foi uma tarde de muita reflexão que me fez lembrar dos desafios que enfrentei como criança com baixa visão, a primeira com deficiência na minha escola. Fomos super acolhidos e a escola fez de tudo para nos sentirmos bem. Falar com crianças mais novas parecia difícil, mas a escola fez um lindo trabalho ao nos convidar. Essa experiência me marcou, e sei que conseguimos deixar nossa sementinha lá por uma escola mais acessível e inclusiva", falou Yndiana.
Os presentes ouviram os relatos dos cursistas do IBC sobre suas vivências como pessoas com deficiência visual, as trajetórias formativas dentro e fora do IBC e detalhes da experiência de fazerem parte de um curso técnico voltado para a criação de soluções tecnológicas. "Senti muito orgulho ao assistir meus alunos compartilhando de forma tão madura as suas vivências e experiências, possibilitando momentos de reflexão sobre práticas escolares e servindo de inspiração para tantas crianças acreditarem, persistirem e não desistirem de seus objetivos", disse a professora Joyce. Alunos das turmas do segundo e do quarto módulo do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do IBC, também estiveram presentes no evento.
Já o professor Alex relatou a comprovação do "quanto eventos direcionados à inclusão da pessoa com deficiência visual são importantes. O público, majoritariamente formado por crianças e adolescentes, teve a oportunidade de conhecer e aprender assuntos relacionados a esse universo. Vi o quanto alunos e professores ficaram felizes pela visita e por poderem conhecer um pouco da vida cotidiana de algumas pessoas com deficiência visual".